MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/DF mantém condenação de professor negro por racismo em sala de aula
Preconceito

TJ/DF mantém condenação de professor negro por racismo em sala de aula

Segundo testemunhas, o homem, proferiu, por mais de uma vez, comentários preconceituosos com base na raça e cor das pessoas negras.

Da Redação

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Atualizado às 15:09

3ª turma Criminal do TJ/DF manteve decisão que condenou professor negro pelo crime de racismo praticado durante aula. Para o colegiado, o fato de o acusado ser negro não configura excludente do crime.

Consta na denúncia do MP que, no dia 8 de março de 2018, durante aula ministrada no Centro Educacional Estância, o acusado, no exercício da função de professor, proferiu, por mais de uma vez, comentários preconceituosos com base na raça e cor das pessoas negras. A denúncia detalha que o réu chegou a ser advertido por alunos a respeito do racismo presente em seu comentário, momento em que proferiu outras falas racistas.

A defesa argumenta que a conduta do professor não configura crime de racismo e que as falas se deram em contexto de aula, cujo tema era "África Negra". Sustenta que as falas a ele atribuídas "teriam relação com o assunto trabalhado em salada de aula". Por fim, defendeu que inexistiu a vontade de ofender, necessária para a configuração do delito.

 (Imagem: Freepik)

Professor foi condenado a pena de 1 ano de reclusão, em regime inicial aberto.(Imagem: Freepik)

Na decisão, o colegiado explicou que as condutas previstas na lei 7.716/89 são direcionadas à coletividade e não a um indivíduo, como no caso da injúria racial. Destaca que a alegação de que as falas foram ditas em contexto de aula, não veio acompanhada de provas nesse sentido. Em contrapartida, a turma ressaltou que os escritos no quadro demonstram não haver qualquer relação das falas com o tema tratado em sala de aula.

Finalmente, pontuou que o fato de o acusado ser negro não configura excludente do crime, pois o aspecto pessoal não influi na caracterização do delito. Logo, para os Desembargadores "indene de dúvidas, a materialidade e autoria delitivas e não despontando qualquer eiva na dosimetria da pena imposta, a r. sentença há de ser integralmente mantida".

Diante do exposto, colegiado fixou a pena de 1 ano de reclusão, em regime inicial aberto.

Leia a decisão.

Informações: TJ/DF

Patrocínio

Patrocínio Migalhas