MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para juíza, não há fraude processual em uso de jurimetria pela Uber
Processo do Trabalho

Para juíza, não há fraude processual em uso de jurimetria pela Uber

Magistrada entendeu aceitável utilização de técnica estatística para ponderação de riscos processuais.

Da Redação

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Atualizado às 18:09

Uso de jurimetria pela Uber não configura fraude processual. Decisão é da juíza do Trabalho Sandra Maria Generoso Thomaz Leidecker, da 32ª vara do Trabalho de Belo Horizonte/MG. Segundo a magistrada, uso da tecnologia é admitido no ordenamento jurídico e forma prudente de avaliar riscos processuais.

No caso, o MPT ajuizou ação civil pública contra a Uber alegando que a empresa faria uso fraudulento de jurimetria para manipular jurisprudência e impedir formação de decisões contrárias a seus interesses.

parquet argumentou que os acordos celebrados pela Uber utilizaram dados estatísticos baseados em resultados de julgamentos de diversos órgãos jurisdicionais, o que ocasionaria a manipulação da formação da jurisprudência, prejudicando a coletividade.

Assim, para o MPT, a empresa violaria os princípios constitucionais do juiz natural, devido processo legal, ampla defesa, contraditório, lealdade e boa-fé, comprometendo a função do Judiciário. 

Tecnologia é parte da realidade

Em sentença, a magistrada relembrou que a jurimetria é um método de investigação jurídica que utiliza técnicas estatísticas e computacionais para analisar a experiência jurídica, acompanhando processos e jurisprudência de tribunais. 

A julgadora considerou que, para um mesmo fato ou norma jurídica, podem existir interpretações diversas do julgador a depender da distribuição do processo. Ademais, no sistema da civil law, adotado pelo Brasil, a criação de jurisprudência não gera, necessariamente, a obrigatoriedade de que outros órgãos julgadores sigam a mesma tendência.

Tais características, afirmou a magistrada, tornam inócua a alegação de que o Judiciário seria lesado pelo uso da jurimetria. Além disso, a juíza pontuou que a oferta de acordos a partir da análise de risco feita com resultados da técnica não fera a legislação brasileira.

"Não se pode olvidar que, na atualidade, a tecnologia faz parte, em menor ou maior escala, do cotidiano de todos.  Não seria diferente no ramo jurídico, o qual não pode ignorar a realidade. Não se mostra razoável, no mundo moderno, quedar-se alheio ou insurgir-se contra movimento que já se apresenta de forma permanente no cotidiano dos aplicadores do direito", completou. 

 (Imagem: Freepik)

Segundo juíza do Trabalho, uso de jurimetria para avaliar riscos processuais é técnica válida no ordenamento jurídico brasileiro.(Imagem: Freepik)

Ponderação de riscos

A juíza destacou que a estratégia da Uber não é inovadora, nem distante da utilizada por outros grandes litigantes. Desde sempre advogados diligentes utilizam técnicas do gênero para orientar a clientela, frisou a magistrada.

Assim, entendeu que é prudente e aceitável que empresas analisem riscos de êxito nos processos, considerando os gastos envolvidos, o que não caracteriza manipulação.

"A ponderação dos riscos deve - ou ao menos deveria - ser feita por todas as partes envolvidas em um processo, pois a incerteza de sucesso da demanda abrange também a parte reclamante. A partir disso, feita tal análise inicial de viabilidade de sucesso ou não na demanda, o que este juízo constata é que a ré acrescentou outra variante à sua análise: a probabilidade de êxito em segundo grau, análise aprimorada e otimizada por meio da jurimetria."

Ao final, julgou improcedente o pedido do MPT, não acolhendo a alegação de que a Uber estaria impedindo a pacificação, uniformidade e estabilidade da jurisprudência e causando prejuízos à segurança jurídica e à coerência das decisões.

O escritório Silva Matos Advogados defendeu a Uber.

Veja a sentença

Silva Matos Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas