MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. É válida justa causa de trabalhador que não retornou após alta do INSS
Direito do Trabalho

É válida justa causa de trabalhador que não retornou após alta do INSS

Colegiado considerou que restou comprovada a quebra de confiança entre as partes.

Da Redação

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Atualizado em 4 de novembro de 2023 07:52

Juiz do Trabalho Paulo Cesar Moreira Santos Junior, da 3ª vara do Trbalho de Duque de Caxias/RJ, validou justa causa de trabalhador que não retornou ao emprego após alta do INSS. Magistrado concluiu que o homem, sem apresentar justificativa, deixou de comparecer ao trabalho na data indicada como término do benefício previdenciário. 

Em síntese, o trabalhador entrou com ação contra a da ex-empregadora, alegando que foi demitido por justa causa sem justo motivo e requerendo a nulidade da demissão.

A empresa, por sua vez, sustentou que o homem foi demitido por abandono de emprego em 22/07/20. Ressaltou, ainda, que o autor não comprovou que ficou afastado pelo INSS pelo tempo indicado na reclamatória.

 (Imagem: Freepik)

Juiz valida justa causa a trabalhador que não retornou após alta do INSS.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o pedido, o magistrado explicou que a alegação de justa causa para despedimento do empregado deve ser exuberantemente provada pelo empregador, sob pena de ser considerada dispensa sem justa causa.

No caso, contudo, o juízo verificou que o trabalhador "não estava afastado em gozo de benefício previdenciário em 22/07/2020, e deixou de comparecer ao emprego ou apresentar justificativa, quando deveria ter se apresentado ao serviço a partir de 27/06/2020". Desse modo, asseverou ser válida a justa causa aplicada ao trabalhador.

"Considero comprovada a quebra da confiança que deve existir entre as partes, estando correta a justa causa aplicada", concluiu.

Assim, julgou improcedente os pedidos para manter a justa causa aplicada. 

A advogada Maria Carolina Carelli de Oliveira, do escritório Walquer Figueiredo Advogados Associados, atua na causa. 

Leia a sentença

Walquer Figueiredo Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA