MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ mantém indenização a irmãos de Amarildo e nega à mãe de criação
Dano presumido

STJ mantém indenização a irmãos de Amarildo e nega à mãe de criação

Colegiado confirmou decisão do TJ/RJ.

Da Redação

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Atualizado às 19:19

Por unanimidade, 2ª turma do STJ votou para manter decisão do TJ/RJ que considerou devida indenização a quatro irmãos do pedreiro Amarildo, desaparecido em 2013 na favela da Rocinha. O colegiado também confirmou a decisão do tribunal fluminense que negou indenização à mãe de criação da vítima.  

No caso, o TJ/RJ julgou procedente pedido de indenização à companheira, sete filhos e quatro irmãos biológicos de Amarildo, totalizando, à época, R$ 3,9 milhões, mas não reconheceu relação de proximidade entre o pedreiro e sua mãe de criação que justificasse o pagamento a ela do dano moral presumido. 

A mãe de criação e o Estado do Rio de Janeiro recorreram ao STJ da decisão de 2ª instância.

O ente federativo argumentou que as indenizações têm valor exorbitante e questionou a concessão de compensação aos irmãos, pois não integrariam o núcleo familiar de Amarildo.

Em julgamento, o relator, ministro Francisco Falcão, manteve a decisão do tribunal de origem. Assim, não conheceu dos recursos do Estado e da mãe de criação de Amarildo, entendendo incabível a revisão do valor fixado pelo TJ/RJ, por incidência da súmula 7 do STJ. 

 (Imagem:  Marcelo Fonseca/Brazil Photo Press/Folhapress)

STJ não conheceu de recursos e manteve indenização arbitrada pelo TJ/RJ no caso Amarildo.(Imagem: Marcelo Fonseca/Brazil Photo Press/Folhapress)

Relembre

Em 2013, o ajudante de pedreiro, de 42 anos, foi levado por policiais à UPP - Unidade de Polícia Pacificadora na favela da Rocinha. Desde então, o trabalhador não foi mais visto. Nenhuma das câmeras próximas à UPP registrou a saída de Amarildo, mas há imagens dele entrando num carro da polícia para ser levado para a averiguação. Após as investigações, a Justiça concluiu que ele foi torturado até a morte. O corpo nunca foi encontrado.

Seu sumiço provocou várias manifestações dos moradores da comunidade e teve repercussão internacional.

Em agosto de 2022, a 2ª turma do STJ manteve a condenação do Estado do Rio de Janeiro ao pagamento de pensão e de indenização por danos morais de R$ 500 mil para a companheira e para cada um dos filhos de Amarildo.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...