MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Governo do RJ deve pagar pensão à família de Amarildo
Caso Amarildo

Governo do RJ deve pagar pensão à família de Amarildo

Decisão é da 16ª câmara Cível do TJ/RJ.

Da Redação

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Atualizado às 08:57

A 16ª câmara Cível do TJ/RJ determinou que o estado do RJ pague pensão, no valor de um salário mínimo, à família do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido desde o dia 14/7. A decisão também estabeleceu que o governo deve fornecer tratamento psicológico à mulher de Amarildo, seis filhos, uma irmã e uma sobrinha.

Segundo o desembargador Lindolpho Morais Marinho, relator, está constatada a necessidade de amparo à família, que viu o seu chefe de família ser levado pela autoridade policial e não voltar mais. "Presenciado o evento por várias testemunhas, ainda assim as autoridades dizem desconhecer o destino ou o paradeiro do referido cidadão", afirmou.

Para o magistrado, "é inequívoco que os aparelhos eletrônicos de segurança, coincidentemente não funcionavam no dia. É inequívoco que acontecimento deste jaez já perpassaram pelo comportamento da autoridade policial militar. É inequívoco que sua família passa por privações materiais e imateriais. Assim, nada mais justo que a pretensão requerida seja deferida e sejam antecipados os efeitos de tutela pretendida, para viabilizar a família do desaparecido uma vivência senão confortável, menos desprovida e menos sofrida".

No entendimento de Lindolpho, há que ser utilizado o princípio da proporcionalidade no caso em questão, para evitar que mal mais grave para a parte mais desfavorecida. Deferiu, então, a antecipação de tutela e determinou que as providências devem ser tomadas em um prazo de até cinco dias.

Caso Amarildo

Em 14/7, o ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, de 42 anos, foi levado por policiais à UPP da Rocinha. Desde então, o trabalhador não foi mais visto. Nenhuma das câmeras próximas à UPP registrou a saída de Amarildo, mas há imagens dele entrando num carro da polícia para ser levado para a averiguação.

Seu sumiço provocou várias manifestações dos moradores da comunidade e teve repercussão internacional.

Confira a decisão.

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA