MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lula sanciona lei de incentivo à doação de órgãos
Legislação

Lula sanciona lei de incentivo à doação de órgãos

Nova lei foi publicada nesta quinta-feira, 9, no DOU.

Da Redação

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Atualizado às 11:13

lei 14.722  que cria a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos foi sancionada nesta quarta-feira, 8, pelo presidente Lula, e publicada no DOU nesta quinta-feira, 9.

A nova legislação, proveniente do PL 2.839/19, objetiva aumentar o número de doações a partir da promoção e divulgação do tema, conscientizando a população a respeito da importância da doação de órgãos.

Atualmente, a legislação brasileira só permite a retirada de órgãos após a morte cerebral se a família autorizá-la. 

 (Imagem: Freepik)

Lei publicada no DOU institui política de promoção e incentivo à doação e transplante de órgãos e tecidos.(Imagem: Freepik)

Conhecida como Lei Tatiane, em homenagem à Tatiane Penha Losa, que morreu aos 32 anos em 2019 enquanto aguardava um transplante de coração, a lei também busca ampliar o Sistema Nacional de Transplantes, capacitando gestores, médicos e educadores. 

Conforme prevê o texto, serão realizadas, anualmente, na última semana de setembro, campanhas públicas de informação, atividades em escolas, programas de formação continuada e adequação curricular em cursos da área.

Veja a íntegra:

----

LEI Nº 14.722, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2023

Institui a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e ao Transplante de Órgãos e Tecidos.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Esta Lei institui a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e ao Transplante de Órgãos e Tecidos, a ser implementada pela União, pelos Estados, pelos Municípios e pelo Distrito Federal.

Art. 2º São objetivos da Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e ao Transplante de Órgãos e Tecidos:

I - informar e conscientizar a população sobre a relevância da doação de órgãos e tecidos;

II - contribuir para o aumento do número de doadores e da efetividade das doações no País;

III - promover a discussão, o esclarecimento científico e a desmistificação do tema;

IV - aprimorar, em todo o território nacional, o sistema nacional de transplantes para que atenda tempestivamente às necessidades de saúde da população;

V - promover a formação continuada de gestores e de profissionais da saúde e da educação em relação ao tema, nos termos do regulamento.

Art. 3º A Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e ao Transplante de Órgãos e Tecidos contemplará, entre outras, as seguintes estratégias:

I - realização de campanhas de divulgação e conscientização;

II - desenvolvimento de atividades, nos estabelecimentos de todos os níveis de ensino, direcionadas à disseminação de conteúdos que promovam a conscientização dos estudantes, evidenciando os fundamentos científicos, culturais, econômicos, políticos e sociais subjacentes ao tema;

III - adoção, nos cursos técnicos de nível médio e nos cursos de nível superior, na área da saúde, de conteúdos e práticas que favoreçam a atuação dos profissionais neles formados nas diversas dimensões relativas à doação e ao transplante de órgãos e tecidos;

IV - estímulo à elaboração de material didático escolar que contemple, de forma adequada a cada faixa etária estudantil, a temática relativa à Política;

V - desenvolvimento de programas de formação continuada para gestores e profissionais da saúde e da educação que contemplem o tema da Política, nos termos do regulamento.

Parágrafo único. As atividades referidas no inciso II do caput deste artigo incluirão 1 (uma) semana dedicada ao tema, a ser realizada anualmente na última semana de setembro.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor após decorridos 90 (noventa) dias de sua publicação oficial.

Brasília, 8 de novembro de 2023; 202º da Independência e 135º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Nísia Verônica Trindade Lima

Presidente da República Federativa do Brasil

Patrocínio

Patrocínio Migalhas