MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PL prevê doação presumida de órgãos no Brasil; CFM é favorável
Doação de órgãos

PL prevê doação presumida de órgãos no Brasil; CFM é favorável

Conforme projeto, todos os brasileiros seriam considerados doadores, salvo exceções.

Da Redação

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Atualizado às 09:27

PL que tramita na Câmara dos Deputados propõe instituição da "doação presumida de órgãos" no Brasil. O CFM – Conselho Federal de Medicina se manifestou favoravelmente ao projeto.

O PL 1.774/23 altera a lei 9.434/97 para instituir que todos os brasileiros sejam presumidos como doadores, salvo manifestação de vontade em contrário e outras exceções legais (crianças menores de 16 anos, indocumentados e pessoas com deficiência).

"Presume-se autorizada a doação post mortem de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano, para transplantes ou outra finalidade terapêutica. Salvo manifestação de vontade em contrário", diz o texto.

A proposta, assinada pelos deputados Maurício Carvalho e Marangoni, tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados. 

Segundo o projeto, aquele que não desejar dispor de órgãos, tecidos ou partes do corpo para a doação deverá registrar em documento público o seu desejo de não ser doador. A manifestação poderia ser reformulada a qualquer momento, devendo o órgão responsável realizar imediatamente a nova declaração e comunicá-la ao STN - Sistema Nacional de Transplantes.

Atualmente, segundo a legislação brasileira, após confirmação da morte, a família deve concordar com a doação de órgãos, mesmo que, em vida, a pessoa falecida tenha declarado a intenção de doar os órgãos.

 (Imagem: Reprodução/Flickr Conselho Federal de Medicina)

CFM apoia PL da doação presumida de órgãos.(Imagem: Reprodução/Flickr Conselho Federal de Medicina)

O CFM  enviou à Câmara ofício em que se manifesta favoravelmente ao PL.

De acordo com Lauro Jardim (O Globo), o Conselho avalia que a mudança é adequada e, se aprovada, será "essencial para trazer alívio e esperança para milhares de brasileiros que sonham em contar com saúde e bem-estar e vida", com potencial para reduzir as filas de espera por transplantes.

Ainda, segundo a reportagem, consta no documento do CFM uma lista de países onde o modelo já foi adotado, como Espanha, França, Bélgica, Noruega, Croácia, Áustria, República Tcheca e Holanda.

Veja o inteiro teor do PL.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...