MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP verifica dificuldade em achar bens de devedor e anula prescrição
Sentença anulada

TJ/SP verifica dificuldade em achar bens de devedor e anula prescrição

Colegiado concluiu que as paralisações temporárias do feito não provieram de desídia, "mas apenas das dificuldades de localização de bens livres e desembaraçados passíveis de penhora, tendo o apelante requerido todas as diligências processuais possíveis".

Da Redação

domingo, 3 de dezembro de 2023

Atualizado em 4 de dezembro de 2023 15:26

A 38ª Câmara de Direito Privado do TJ/SP anulou sentença que havia concluído pela prescrição em uma ação de execução. Segundo o colegiado, no caso, as paralisações temporárias do processo não decorreram de desídia ou abandono, mas sim de "dificuldades de localização de bens livres e desembaraçados passíveis de penhora".

A ação de execução referia-se a uma duplicata no valor de R$ 168,62, com vencimento em 2008. Após diversas tentativas infrutíferas de localizar a devedora, ela foi citada por edital em 2017. Os embargos à execução interpostos pela curadora especial foram julgados improcedentes.

Posteriormente, foi determinado que as partes se manifestassem sobre a ocorrência de prescrição intercorrente, com a manifestação do credor. Em seguida, o juízo de primeiro grau declarou a prescrição do processo. Inconformado, o credor recorreu da decisão.

Ao analisar o caso, o desembargador Spencer Almeida Ferreira, relator, constatou que não havia incidência da prescrição intercorrente, "pois as paralisações temporárias do processo não foram causadas por desídia, abandono, inércia, negligência ou contumácia atribuível ao titular da obrigação executada, mas sim pelas dificuldades de localização de bens livres e desembaraçados passíveis de penhora, tendo o apelante solicitado todas as diligências processuais possíveis".

Portanto, o relator concluiu que "a sentença de extinção foi proferida imediatamente após a manifestação do exequente sobre a possibilidade de aplicação de prescrição intercorrente, o que é incompatível com o reconhecimento de desídia ou abandono do processo".

Assim, deu provimento ao recurso para anular a sentença e determinar o regular prosseguimento da execução. O colegiado acompanhou o entendimento.

 (Imagem: Arte Migalhas)

TJ/SP reconhece dificuldade na localização de bens de devedor e anula sentença que reconheceu prescrição.(Imagem: Arte Migalhas)

O escritório Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua na causa.

Leia o acórdão.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Patrocínio

Patrocínio Migalhas