MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Informação errada no PJe afasta intempestividade do recurso
Prazo final

STJ: Informação errada no PJe afasta intempestividade do recurso

O prazo informado aos recorrentes pelo sistema do TJ/MG foi diferente do de 10 dias conferido às hipóteses previstas nos artigos 155 a 197 do ECA.

Da Redação

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Atualizado às 10:47

A 3ª turma do STJ afastou a intempestividade de um recurso ocasionada por indicação errônea da data final do prazo no sistema eletrônico do TJ/MG. De acordo com o colegiado, em tal situação, reconhecer a tempestividade do recurso significa prestigiar o princípio da boa-fé objetiva.

Na origem do caso, o MP/MG ajuizou ação de destituição do poder familiar e anulação de registro de nascimento contra a mãe e o suposto pai de uma criança.

O juízo de primeira instância julgou o pedido procedente e determinou o afastamento da criança do convívio familiar. Os pais apelaram ao TJ/MG, mas o recurso não foi conhecido pelo tribunal sob o fundamento de que havia sido interposto fora do prazo legal.

 (Imagem: Freepik)

Intempestividade do recurso deve ser afastada quando decorre de informação errada no sistema do tribunal.(Imagem: Freepik)

Boa-fé objetiva

O relator do caso, ministro Marco Aurélio Bellizze, esclareceu que o STJ confere às hipóteses previstas nos artigos 155 a 197 do Estatuto da Criança e do Adolescente – entre as quais está a destituição do poder familiar – o prazo recursal de 10 dias corridos. No entanto, o prazo informado aos recorrentes pelo sistema do TJ/MG foi outro.

Embora o recurso de apelação tenha sido interposto após o prazo de dez dias corridos da publicação da sentença, isso ocorreu antes do vencimento do prazo informado pelo TJ/MG em seu sistema eletrônico (PJe).

Ao entender que os recorrentes foram levados a erro pelo próprio sistema judiciário, que contabilizou o prazo recursal de forma equivocada, o ministro determinou o retorno do processo ao tribunal de origem para que julgue o caso.

"Nessa situação, deve ser reconhecida a justa causa apta a afastar a intempestividade do recurso, em obediência à boa-fé objetiva que deve orientar a relação entre o poder público e os cidadãos", afirmou o relator.

O número deste processo não foi divulgado em razão de segredo judicial. 

Informações: STJ.

Patrocínio

Patrocínio

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA