MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CVM é oficiada após fundo de investimentos não quitar honorários
Honorário advocatícios

CVM é oficiada após fundo de investimentos não quitar honorários

A decisão determinou que a empresa indique, no prazo de 10 dias, bens à penhora ou efetue o pagamento do débito.

Da Redação

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Atualizado às 17:40

Fundo de investimentos, detentor de uma extensa carteira de ativos, deixou de quitar débitos relativos a honorários advocatícios e o Sisbajud, na tentativa de constrição de valores, não obteve sucesso. Diante desse cenário peculiar, a juíza de Direito Aline Zambenedetti Borghetti, da 1ª vara Cível de Rio Grande/RS, expediu um ofício à CVM para que a entidade tome conhecimento dos eventos e adote as medidas cabíveis.

Em síntese, os advogados afirmam ser credores de honorários advocatícios do referido fundo de investimento, totalizando aproximadamente R$ 26 mil em dívidas. Apesar da tentativa de constrição de valores via sistema SISBAJUD, a penhora não logrou êxito.

Os credores argumentaram, em seguida, que a devedora, atuante na área financeira, possui uma extensa carteira de ativos, divulgando regularmente relatórios aos seus acionistas, estando submetida à fiscalização da CVM - Comissão de Valores Mobiliários.

Ao analisar o pedido, a magistrada considerou que a falta de recursos disponíveis nas contas da empresa para quitar a dívida em questão é surpreendente, "não sendo crível, pelo porte financeiro da empresa, que esta esteja insolvente".

Diante disso, determinou a expedição de um ofício à CVM para que seja informada sobre os acontecimentos do processo em questão e adote as medidas apropriadas diante da conduta da empresa. A decisão também ordenou que o fundo de investimentos indique, no prazo de 10 dias, bens à penhora ou efetue o pagamento da dívida. 

 (Imagem: Freepik)

CVM é oficiada após fundo de investimentos não quitar honorários.(Imagem: Freepik)

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA