MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ tranca ação penal por tentativa de furto de oito frascos de xampu
Princípio da insignificância

STJ tranca ação penal por tentativa de furto de oito frascos de xampu

Acusada teria devolvido os bens furtados, no valor de R$ 93,90.

Da Redação

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Atualizado em 13 de dezembro de 2023 07:44

A 5ª turma do STJ trancou ação penal contra acusada de tentativa de furto de oito frascos de xampu, no valor de R$ 93,90, que foram restituídos. A maioria dos ministros seguiu voto divergente da ministra Daniela Teixeira, no sentido de se aplicar o princípio da insignificância.

No caso, a Defensoria Pública de Goiás pediu o trancamento da ação penal afirmando que não haveria lesividade ao bem jurídico. Contra a acusada, no entanto, pesam cinco ações penais em tramitação pelo crime de furto, o que demonstraria, no entendimento do TJ/GO, ser pessoa contumaz na prática do delito.

O relator, ministro Messod Azulay Neto, ponderando a reiteração da prática delituosa, entendeu que a restituição, por si só, não é motivo suficiente para que se adote o princípio da insignificância. Assim, negou o agravo regimental.

Próximo a votar, ministro Joel Ilan Paciornik seguiu o relator.

Em divergência, a ministra Daniela Teixeira ressaltou precedente do ministro Gilmar Mendes que diz: "levando em conta que o princípio atua como verdadeira causa de exclusão da própria tipicidade, é equivocado afastar sua incidência apenas pelo fato de o recorrente possuir antecedentes criminais".

"Por isso, reputo mais coerente a linha de entendimento segundo a qual, para incidência do princípio da bagatela, devem ser analisadas as circunstâncias objetivas em que se deu a prática delituosa e não os atributos inerentes ao agente, sob pena de, ao proceder-se à análise subjetiva, dar-se prioridade ao contestado e ultrapassado direito penal do autor em detrimento do direito penal do fato."

A ministra disse seguir a linha do Direito Penal do fato, e não do autor. "Não é o fato de praticar diversas vezes a mesma conduta que faz com que o fato se torne típico."

Daniela ressaltou que considera o fato atípico e aplicou o princípio da bagatela para furtos de pequeno valor sem nenhum agravante, ainda que o paciente tenha cometido outras condutas similares. "No caso, nenhuma delas levou ainda a uma condenação."

Assim, divergiu do relator para trancar a ação penal.

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca ressaltou se tratar de bens de higiene, exceção imposta pelo STJ em precedentes. Diante disso, acompanhou o voto da divergente sem adotar a atipicidade ampla. Ministro Ribeiro Dantas seguiu o mesmo posicionamento.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas