MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Nova ação no STF tenta recuperar comando da CBF
Futebol

Nova ação no STF tenta recuperar comando da CBF

Depois de tentativas frustradas no STJ e no próprio STF, agora foi a vez de PcdoB, por meio de uma ADIn, tentar recuperar o comando da CBF para o ex-presidente, afastado pelo TJ/RJ, Ednaldo Rodrigues. O relator é o ministro Gilmar Mendes.

Da Redação

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Atualizado às 09:32

Após o PSD ver baldada a tentativa, outro partido acionou o STF buscando restabelecer a presidência da CBF ao judicialmente afastado Ednaldo Rodrigues. Na ação, o PcdoB defende a recondução de Rodrigues ao cargo, ocupado atualmente pelo respeitado presidente do STJD - Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o advogado José Perdiz.

O caso, como é bem de ver, também tinha chegado duas vezes ao STJ, com pedidos de suspensão de liminar, mas foram duramente rechaçados pela presidente da Corte.

O novo processo (em verdade a 4a tentativa judicial) foi distribuído ao ministro Gilmar Mendes, que, seguindo procedimento padrão, solicitou informações e encaminhou os autos à AGU e ao PGR para que se manifestem no prazo de três dias.

Na petição inicial, o partido argumenta que a anulação, pelo TJ/RJ, do TAC - Termo de Ajustamento de Conduta entre a CBF e o MP/RJ, contraria o artigo da Constituição que assegura a autonomia das entidades esportivas.

"Não se imagina que o Judiciário possa excluir um padre de uma igreja, a menos que haja um motivo convincente para isso. Da mesma forma, interferir na política interna de uma entidade, sem uma forte razão, pode levar ao enfraquecimento de toda a autonomia esportiva e de políticas públicas vinculadas ao esporte regulado pela entidade desportiva."

Leia a petição inicial.

 (Imagem: Rodrigo Ferreira/CBF)

Mais um partido contesta afastamento de presidente da CBF.(Imagem: Rodrigo Ferreira/CBF)

Relembrando os fatos

No dia 7 deste mês, a 21ª câmara de Direito Privado do TJ/RJ decidiu por unanimidade destituir Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. O colegiado determinou ainda que o presidente do STJD - Superior Tribunal de Justiça Desportiva, José Perdiz, atue como interventor na CBF até a convocação de eleições em até 30 dias.

O desembargador Mauro Martins, em seu voto, destacou que a medida não configura uma interferência externa na CBF.

"Quero deixar claro que isso não é uma interferência externa na CBF. Estamos nomeando alguém da Justiça desportiva e não uma pessoa externa. Portanto, não pode ser considerado uma interferência externa."

De acordo com o entendimento da Corte fluminense, houve ilegalidade no TAC assinado entre o MP/RJ e a CBF. O Tribunal entende que o MP não possui legitimidade para intervir nos assuntos internos da Confederação, pois se trata de uma entidade privada. Na época, o acordo permitiu que a Assembleia Geral da CBF elegesse Ednaldo Rodrigues como presidente.

O Tribunal do Rio também determinou o afastamento dos vice-presidentes da entidade.

Ednaldo Rodrigues impetrou pedido de suspensão no STJ para recuperar o cargo, mas a solicitação foi negada.

Ato contínuo, foi a vez do MP/RJ protocolar pedido semelhante. O pleito também foi negado.

Caso no STF

Na semana passada, o caso chegou ao STF, por meio de um pedido do Partido Social Democrático. 

A sigla sustentou que a nomeação de um interventor na CBF violaria a autonomia das entidades de prática esportiva, embora o interino seja justamente o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

O relator do processo, ministro André Mendonça, negou o pedido. Ao decidir, ressaltou que, apesar da complexidade e multiplicidade de incidentes relacionados ao caso, excetuados curtos e esparsos intervalos temporais, o processo transcorreu por mais de seis anos sem a vigência de qualquer medida de urgência. Assim, considerou não ver caracterizado no momento a presença dos requisitos capazes de justificar a concessão da liminar, de forma a levar a ação para julgamento definitivo pelo plenário.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP