MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Nobel da Paz Muhammad Yunus é condenado à prisão por violação trabalhista
Em Bangladesh

Nobel da Paz Muhammad Yunus é condenado à prisão por violação trabalhista

Ele e outras três pessoas têm um prazo de um mês para recorrer da decisão e estão em liberdade sob fiança.

Da Redação

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Atualizado às 10:50

Na segunda-feira, 1º/1, Muhammad Yunus, o banqueiro laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2006, e outras três pessoas, foram condenados à prisão por um tribunal de Bangladesh por múltiplas violações da legislação trabalhista. Tanto Yunus quanto seus coacusados negam as acusações, sendo que um advogado do banqueiro, ao falar à Reuters, afirmou que o caso tem motivação política, visando assediar Yunus.

Muhammad, atualmente com 83 anos, foi reconhecido com o Nobel da Paz por seu trabalho exemplar em retirar milhões de pessoas da pobreza por meio do seu banco de microcréditos.

Em setembro de 2021, Yunus foi alvo de acusações que incluíam a falta de estabelecimento do Fundo de Contribuição dos Trabalhadores e do Fundo de Previdência em sua empresa, bem como a não partilha dos benefícios a que seus funcionários teriam direito. Outras alegações envolviam possíveis irregularidades na comprovação da contratação regular de 100 trabalhadores.

No início deste ano, um tribunal de Bangladesh decidiu pela condenação. Os quatro réus têm um prazo de um mês para recorrer da decisão e estão em liberdade sob fiança enquanto aguardam o desfecho do processo de apelação.

 (Imagem: Reprodução)

Al Jazeera, emissora estatal com sede em Doha, repercute condenação de Muhammad Yunus.(Imagem: Reprodução)

Quem é Muhammad Yunus?

Ele é um economista e empreendedor social de Bangladesh, nascido em 28 de junho de 1940. Yunus é amplamente reconhecido por fundar o Grameen Bank, uma instituição financeira que concentra seus esforços em fornecer microcrédito a pessoas de baixa renda, especialmente mulheres em áreas rurais. O Grameen Bank opera com a ideia central de conceder empréstimos pequenos a empreendedores pobres que enfrentam dificuldades para acessar os serviços financeiros tradicionais.

Yunus concebeu o conceito de microcrédito como uma ferramenta eficaz para combater a pobreza, fundamentando-se na crença de que as pessoas mais necessitadas podem conquistar a autossuficiência se lhes for proporcionada a oportunidade de iniciar pequenos negócios. Por meio do Grameen Bank, Yunus desempenhou um papel crucial em ajudar milhões de pessoas a escapar da pobreza, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável.

Em virtude de seu trabalho pioneiro no campo do microcrédito e de seu compromisso inabalável com a erradicação da pobreza, Muhammad Yunus foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2006, juntamente com o Grameen Bank.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas