MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Governo institui assessoramento técnico da reforma tributária
Grupos de trabalho

Governo institui assessoramento técnico da reforma tributária

Programa é composto pela comissão de sistematização, pelo grupo de análise jurídica e por 19 grupos técnicos.

Da Redação

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Atualizado em 24 de janeiro de 2024 14:02

O governo Federal instituiu, por meio da Portaria MF 34/24, o programa de assessoramento técnico à implementação da reforma da tributação sobre o consumo. Ele será composto pela comissão de sistematização, pelo grupo de análise jurídica e por grupos técnicos, com vistas a subsidiar a elaboração de anteprojetos de lei.

Segundo a norma, a comissão de sistematização será responsável por elaborar proposta de cronograma e definir o escopo de atuação; receber, avaliar e consolidar os materiais formulados; elaborar as propostas relativas às normas gerais do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), entre outros.

Já ao grupo de análise jurídica, compete subsidiar as demais instâncias do PAT-RTC quanto aos aspectos jurídicos das propostas em elaboração; elaborar análise jurídica dos anteprojetos formulados pelas demais instâncias do PAT-RTC; e responder aos questionamentos a respeito dos quais for demandado pela comissão de sistematização e pelos grupos técnicos durante o desenvolvimento dos trabalhos.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Governo institui 19 grupos técnicos para reforma tributária.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Por fim, foram instituídos 19 grupos técnicos para os setores: importação e regimes aduaneiros especiais; imunidades; regime específico de serviços financeiros; regime específico de operações com bens imóveis; regime específico de combustíveis e biocombustíveis; demais regimes específicos; operações com bens e serviços submetidos a alíquota reduzida; reequilíbrio de contratos de longo prazo; transição para o IBS e a CBS, inclusive critérios para a fixação das alíquotas de referência e ressarcimento de saldos credores dos tributos atuais; tratamento tributário da Zona Franca de Manaus e das áreas de livre comércio; coordenação da fiscalização do IBS e da CBS; contencioso administrativo do IBS e da CBS; cesta básica e devolução do IBS e da CBS a pessoas físicas (cashback); modelo operacional de administração do IBS e da CBS e coordenação da regulamentação e da interpretação da legislação do IBS e da CBS; regulamentação da distribuição dos recursos do Imposto sobre Bens e Serviços, inclusive durante o período de transição; regulamentação do Fundo de Sustentabilidade e Diversificação do Estado do Amazonas e do Fundo de Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Ocidental e do Amapá; regulamentação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços; e regulamentação do Imposto Seletivo.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA