MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-3 mantém decisão que proíbe OAB/SP de cobrar anuidade de sociedade
Anuidade

TRF-3 mantém decisão que proíbe OAB/SP de cobrar anuidade de sociedade

Magistrado ressaltou entendimento fixado pelo STJ de que os conselhos seccionais não podem instituir e cobrar anuidade das sociedades de advogados.

Da Redação

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Atualizado em 18 de janeiro de 2024 09:31

O desembargador Federal Johonsom di Salvo, do TRF da 3ª região, negou pedido da OAB/SP para derrubar decisão que vedou a cobrança de anuidade das sociedades de advogados. O magistrado considerou decisão do STJ de não permitir a cobrança e, ainda, ressaltou que novos recursos tem o condão de autorizar a imposição de sanções por comportamento em litigância de má-fé, "dado o caráter eminentemente procrastinatório da medida".

No caso, a OAB/SP interpôs recurso especial, com pedido de efeito suspensivo, contra acórdão que proibiu que a seccional cobrasse anuidade das sociedades de advogados.

Ao analisar o caso, o magistrado destacou que não seria possível atender ao pedido, pois o STJ já fixou entendimento no sentido de que os conselhos seccionais não podem instituir e cobrar anuidade das sociedades de advogados.

Assim, o desembargador ressaltou que o acórdão recorrido está em conformidade com a jurisprudência da Suprema Corte.

"Não há, de fato, indicativos de que a fundamentação alinhavada no recurso conduzirá ao acolhimento total ou mesmo parcial da pretensão recursal, de modo que, infrutuosa a impugnação, não é ela apta a ensejar a suspensão cautelar dos efeitos do acórdão recorrido."

 (Imagem: José Luis da Conceição/OAB/SP )

Seccional não pode cobrar anuidade de sociedade de advogados.(Imagem: José Luis da Conceição/OAB/SP )

Por fim, o magistrado advertiu que a interposição de novos recursos, "desafiadores de entendimento consolidado em precedente vinculante, tem o condão de autorizar a imposição de sanções por comportamento em litigância de má-fé, dado o caráter eminentemente procrastinatório da medida que venha a ser intentada".

Diante disso, negou seguimento ao recurso especial e indeferiu o pedido de efeito suspensivo.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...