MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cabe à serventia judiciária distribuir carta precatória de citação
Mandado de segurança

Cabe à serventia judiciária distribuir carta precatória de citação

Magistrado observou que a parte impetrante é beneficiária de Justiça gratuita e que a carta não é destinada à produção de provas.

Da Redação

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Atualizado em 22 de janeiro de 2024 14:25

O desembargador Roberto Carvalho Fraga, da 15ª câmara Cível do TJ/RS, determinou que a distribuição de carta precatória de citação seja providenciada pela unidade judiciária de origem. A decisão foi proferida em mandado de segurança.

No caso, o autor impetrou mandado de segurança em face de decisão de primeiro grau nos autos de ação de cobrança, em que foi determinada a distribuição da carta precatória pelo procurador da parte interessada.

O impetrante alegou que somente cabe ao advogado a distribuição da carta precatória quando se referir a produção de provas.

 (Imagem: Freepik)

Desembargador manda juízo de origem enviar precatória de citação.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o desembargador observou que a parte impetrante é autora da demanda e é beneficiária da gratuidade judiciária.

Segundo o magistrado, o artigo 12, alínea "a", do Ofício-Circular nº 77/2019-CGJ, dispõe que cabe ao procurador da parte interessada a distribuição da carta precatória, todavia a disposição é adstrita as cartas precatórias destinadas a produção de prova, caso que não é o dos autos. 

"Desse modo, sendo a parte impetrante beneficiária da gratuidade judiciária e a distribuição da referida carta precatória ser com o intuito de citação, essa deve ser impulsionada pelo juízo de origem."

Assim, concedeu a segurança para determinar que a distribuição da carta precatória de citação seja providenciada pela Unidade Judiciária da Origem.

O advogado Bolívar Miguel Telles (Medeiros Telles Advocacia) atua no caso.

  • Processo: 5005627-50.2024.8.21.7000

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas