MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Americanas: Justiça analisará se patrimônio dos acionistas pode ser usado pagar funcionários
Caso Americanas

Americanas: Justiça analisará se patrimônio dos acionistas pode ser usado pagar funcionários

TRT-10 acolheu em parte o pedido dos trabalhadores da varejista.

Da Redação

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Atualizado às 08:36

A 2ª turma do TRT da 10ª região acolheu parcialmente o pedido dos trabalhadores da Americanas, determinando a instauração de procedimento para desconsideração da personalidade jurídica da empresa. Esse desdobramento poderá viabilizar o alcance dos bens dos sócios ou administradores da companhia. Em decorrência dessa decisão, o processo retornará à primeira instância. Caso o IDPJ seja instaurado, ele será conduzido e julgado pelo juiz de primeiro grau. As informações foram divulgadas pelo Valor Econômico.

A decisão atende a uma solicitação apresentada em uma ação civil pública proposta pela CUT - Central Única dos Trabalhadores, UGT - União Geral dos Trabalhadores, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Força Sindical, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Nova Central Sindical de Trabalhadores.

A referida ação visa à desconsideração da personalidade jurídica da Americanas, o que pode resultar na responsabilização de seus sócios como pessoas físicas, afetando o patrimônio pessoal dos empresários Marcel Herrmann Telles, Carlos Alberto Sicupira e Jorge Paulo Lemann.

Em janeiro de 2023, quando o caso veio a público, as centrais sindicais solicitaram o IDPJ, mas o pedido foi inicialmente negado. Na ocasião, o juízo alegou a falta de provas nos autos do processo de inadimplência trabalhista e demissão em massa, atribuindo tais situações à inconsistência contábil.

Agora, o TRT-10 formou maioria para acatar o recurso e reabrir a discussão, o que determina o retorno do processo à primeira instância.

 (Imagem: Renato S. Cerqueira/Ato Press/Folhapress)

Patrimônio de acionista da Americanas pode servir para pagar trabalhador?(Imagem: Renato S. Cerqueira/Ato Press/Folhapress)

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...