MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Americanas: Moraes libera busca em e-mails excluindo os de advogados
Caso Americanas

Americanas: Moraes libera busca em e-mails excluindo os de advogados

Ministro considerou que os dados entre os executivos da varejista e os advogados estão protegidos pelo sigilo profissional.

Da Redação

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Atualizado às 19:05

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou medida de busca e apreensão de e-mails de diretores, administradores e gestores das Americanas. Contudo, excluiu da decisão informações protegidas pelo sigilo profissional dos advogados.

Na decisão, S. Exa. asseverou que é garantido ao advogado “a inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho, de seus arquivos e dados, de sua correspondência e comunicações, inclusive telefônicas e afins”.

Entenda

No STF, a empresa e seus advogados questionavam decisão de primeiro grau, que, acolhendo pedido do Bradesco, havia determinado as medidas contra os atuais funcionários do grupo e os que exerceram cargos nos últimos 10 anos, incluindo dois funcionários da área jurídica.

Para a varejista, a medida desrespeita a decisão do STF na ADIn 1.127, em que a Corte validou o dispositivo do Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94) que garante ao advogado a inviolabilidade de seu escritório e de arquivos, dados, correspondência e comunicações relativas ao exercício profissional.

Em fevereiro, o relator havia reconhecido efetivo risco à garantia do sigilo de comunicação entre advogado e cliente e suspendido, liminarmente, as diligências.

 (Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Caso Americanas: Ministro Alexandre de Moraes libera busca em e-mails, mas exclui mensagens de advogados.(Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Na análise do pedido, o ministro verificou que a decisão de primeiro grau determinou: “sigilo das informações a serem obtidas, incluído aquelas de advogado/cliente, está preservado”. Nesse sentido, em seu entendimento, não há dúvidas que a decisão reclamada concedeu acesso excessivamente amplo às comunicações empresariais e administrativas havidas entre os integrantes da administração da Americanas.

Pontuou, ainda, que a legislação (lei 11.767/08) garante a inviolabilidade de qualquer tratativa entre advogado e cliente:

“Art. 7º São direitos do advogado:
(...)
II – a inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da advocacia.”  

No mais, Moraes asseverou que o alcance da proteção legal, descrita pela inviolabilidade da correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, "tem por fim garantir não só ao advogado a inviolabilidade no exercício de sua função, mas também à parte representada a efetivação da ampla defesa".

“A inviolabilidade das comunicações e de dados examinada sob o entendimento da ADIn 1.127 visa a proteção do exercício da advocacia como instrumento para a concretização dos direitos e garantias constitucionais individuais, tendo por finalidade a proteção da relação dos advogados com os seus representados.”

Nesse sentido, o ministro autorizou a busca e apreensão, contudo, determinou que sejam excluídas mensagens e documentos trocados entre advogados e executivos das Americanas.

  • Processo: Reclamação 57.996

Leia a decisão

Patrocínio

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...