MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plano terá de custear tratamento sem transfusão a testemunha de Jeová
Saúde

Plano terá de custear tratamento sem transfusão a testemunha de Jeová

Segundo a juíza, o uso da técnica Patient Blood Management visa exatamente controlar eventual perda sanguínea durante o procedimento, gerenciando de forma otimizada o sangue do próprio paciente.

Da Redação

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Atualizado em 31 de janeiro de 2024 12:02

A juíza de Direito Ariane de Fátima Alves Dias Paukoski Simoni, da 1ª vara Cível de Santana/SP, deferiu liminar e obrigou a NotreDame Intermédica a autorizar e custear tratamento sem transfusão de sangue fora da rede credenciada. Segundo a magistrada, em respeito à religião do autor, que é testemunha de Jeová, o uso da técnica Patient Blood Management visa exatamente controlar eventual perda sanguínea durante o procedimento, gerenciando de forma otimizada o sangue do próprio paciente.

A Gestão do Sangue do Paciente (Patient Blood Management - PBM) é uma abordagem multidisciplinar e baseada em evidências para otimizar o uso do sangue e produtos sanguíneos. Em vez de simplesmente focar na transfusão de sangue, o PBM busca maximizar a própria produção de sangue do paciente, minimizar a perda de sangue durante procedimentos médicos e cirúrgicos, e utilizar estratégias alternativas à transfusão de sangue sempre que possível.

À Justiça, o paciente relatou que foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda em junho de 2023, e desde setembro/2023 está sendo acompanhado no IBCC - Instituto Brasileiro de Controle de Câncer, com cobertura integral pelo plano de saúde. Nesta fase de tratamento, segundo o autor, há indicação médica para realização de transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas de medula óssea - TCTH com doador familiar (pai) conforme protocolo não mieloablativo e técnicas de Patient Blood Management.

Ao solicitar a autorização do plano de saúde, houve negativa da realização do procedimento junto ao IBCC e indicação do Hospital Beneficência Portuguesa. Todavia, em consulta com médico que atende no Hospital Beneficência Portuguesa este declinou quanto a realização do procedimento por não possuir a expertise suficiente para realização do procedimento, optando por não realizá-lo.

 (Imagem: Freepik)

O paciente sofre de leucemia.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso em caráter de urgência, a juíza destacou que, apesar do réu ter indicado o Hospital Beneficência Portuguesa, da rede credenciada, para realização do procedimento, constou do relatório médico que o autor e seus familiares são testemunhas de Jeová, e "recusam transfusões sanguíneas", motivo pelo qual o médico justificou a impossibilidade de realização do procedimento no hospital.

"Ora, em respeito à religião do autor, o uso da técnica Patient Blood Management, visa exatamente controlar eventual perda sanguínea durante o procedimento, gerenciando de forma otimizada o sangue do próprio paciente", afirmou.

De acordo com a magistrada, o objetivo do contrato celebrado entre as partes não pode ser violado mediante a interpretação restritiva de direitos do consumidor, considerando os princípios da função social do contrato e da boa-fé objetiva.

Dessa forma, concedeu a tutela para impor à ré o dever de autorizar e custear o procedimento de realização de transplante de medula óssea alogênica haploidêntico com doador familiar (pai) conforme protocolo não mieloablativo e técnicas do Patient Blood Management a ser realizado no IBCC ou que o réu indique na rede credenciada outro prestador de serviço para realização imediata do referido procedimento, conforme determinado pelo médico que assiste o autor.

A advogada Mychelli de Oliveira Pereira Fernandez atua no caso.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...