MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP comemora 150 anos com evento cultural no Palácio da Justiça
Celebração

TJ/SP comemora 150 anos com evento cultural no Palácio da Justiça

Prédio do TJ/SP simboliza trajetória do tribunal.

Da Redação

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Atualizado às 14:01

No próximo dia 3 de fevereiro o TJ/SP comemora 150 anos. A sua sesquicentenária história será celebrada neste sábado, com uma programação inter-religiosa, na Catedral da Sé, e cultural, no Palácio da Justiça, o qual simboliza a trajetória do Tribunal.

O Palácio

Em 1874, por meio do decreto 2.343, rubricado por Dom Pedro II e pelo ministro da Justiça Manoel Antonio Duarte de Azevedo, foi instituído o Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná, o embrião do TJ paulista, que ocupou diversos edifícios na capital do Estado.

Após 17 anos, em 1891, a lei 18 estabeleceu a organização judiciária do Estado de São Paulo e criou o Tribunal de Justiça, com o nome que carrega hoje. No mesmo ano o Paraná passou a ter seu próprio TJ.

O prédio oficial do TJ/SP, inaugurado em 1942, começou a ser projetado por Ramos de Azevedo em 1911, inspirado nos Palácios da Justiça de Bruxelas e de Roma. Na criação, pode-se identificar o estilo eclético que mescla o neoclássico e o barroco. 

 (Imagem: Freepik;Freepik;Eduardo Knapp/Folhapress )

Palácios da Justiça de Bruxelas e de Roma inspiraram projeto do Palácio da Justiça do TJ/SP.(Imagem: Freepik;Freepik;Eduardo Knapp/Folhapress )

Salão dos Passos Perdidos

Um dos principais salões que compõem o edifício é o Salão dos Passos Perdidos.

Ao adentrá-lo é possível acessar as demais dependências do Palácio da Justiça. 

O espaço possui escadarias revestidas em mármore, bem como o piso e corrimãos e 16 colunas jônicas de granito vermelho polido de Itu, com 15 toneladas cada.

 (Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress)

Salão dos Passos Perdidos, no Palácio da Justiça, receberá programação cultural em homenagem aos 150 anos do TJ/SP.(Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress)

Palacete Conde de Sarzedas

Bem próxima à sede do TJ/SP está o Palacete Conde de Sarzedas, construído no final do século XIX, hoje abriga a sede do Museu TJ/SP. 

O Palácio da Justiça e o Palacete são tombados e integram o patrimônio histórico e cultural de São Paulo - é possível conhecê-los em visitas monitoradas, tanto presencial quanto virtualmente.

 (Imagem: Milton Michida/Folhapress)

Castelo do Conde de Sarzedas abriga o museu do TJ/SP.(Imagem: Milton Michida/Folhapress)

Comemorações

Para celebrar os 150 anos do TJ/SP, será realizada às 10h do próximo dia 3/2, uma cerimônia inter-religiosa na Catedral da Sé. 

A partir das 11h, terá início uma programação cultural no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, com destaque para o concerto, às 11h15, do maestro João Carlos Martins e Orquestra Bachiana. O encerramento do evento será às 14h30.

Confira a programação completa:

 (Imagem: Divulgação/TJ-SP)

Celebração dos 150 anos do TJ/SP terá cerimônia inter-religiosa e programação cultural.(Imagem: Divulgação/TJ-SP)

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas