MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Detran/DF indenizará mulher vítima de fraude em transferência de veículo
Golpe

Detran/DF indenizará mulher vítima de fraude em transferência de veículo

Bem foi transferido, de forma fraudulenta, a terceiro sem a autorização da proprietária.

Da Redação

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Atualizado em 2 de fevereiro de 2024 16:21

A juíza de Direito substituta Simone Garcia Pena, da 4ª vara da Fazenda Pública do DF, condenou o Detran/DF a declarar nula a transferência de veículo e promover a retificação do registro veicular, em razão da transferência fraudulenta de veículo. Além disso, o órgão deverá indenizar a autora no valor de R$ 10 mil, por danos morais.

De acordo com o processo, a mulher se separou de seu ex-companheiro e seu veículo ficou em posse do homem. Consta que o referido bem foi transferido, de forma fraudulenta, a terceiro sem a autorização da proprietária. A autora relata que houve falsificação de sua assinatura e do selo cartorial e que na execução do ato fraudulento foi emitido novo documento de transferência, já que o original estava em sua posse.

 (Imagem: Freepik)

Detran/DF deve indenizar mulher vítima de fraude em transferência de veículo.(Imagem: Freepik)

Em resposta, o Detran/DF informou que a transferência do veículo foi realizada por despachante autorizado e que foi apresentada a segunda via do documento de transferência, que foi solicitada pelo ex-companheiro, munido de procuração emitida pela autora. Alegou que no documento havia expressa declaração de que o procurador se responsabiliza pelos ônus do ato, o que isenta o órgão das responsabilidades.

Na decisão, a juíza explicou que a transferência fraudulenta, por meio da falsificação da assinatura e do selo, foi demonstrada no laudo pericial. Pontuou que cabe ao Detran/DF a adoção de procedimentos, a fim de conferir a autenticidade dos documentos e das assinaturas e que é perceptível a sua atuação negligente ao analisar a veracidade e validade da documentação.

Por fim, a magistrada destacou que a procuração, em posse do ex-companheiro, excetuava dos poderes do homem, a venda do bem, além de ter sido revogada pela autora. Para a juíza, bastava o ente verificar a validade da procuração e que o selo cartorial não possuía registro nos sistemas do TJ/DFT, bem como conferir as assinaturas apresentadas, para perceber a diferença entre elas e as verdadeiras.

Assim, segundo a magistrada, "o Detran/DF falhou na adoção dos procedimentos e precauções a fim de conferir a autenticidade e validade dos documentos e assinaturas levados a registro, de modo que deve responder, na medida de contribuição, por omissão e negligência, pelos danos causados à proprietária do veículo".

Leia a decisão.

Informações: TJ/DF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas