MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-2 reconhece vínculo de emprego entre consultora de vendas e a Natura
Empresa de cosméticos

TRT-2 reconhece vínculo de emprego entre consultora de vendas e a Natura

Colegiado verificou requisitos de subordinação e pessoalidade na relação entre as partes.

Da Redação

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Atualizado às 17:43

A 17ª turma do TRT da 2ª região manteve sentença que reconheceu vínculo de emprego entre uma consultora de vendas de cosméticos e a empresa Natura. O juízo constatou a existência de requisitos inerentes à relação de emprego, como subordinação e pessoalidade. O julgamento teve um voto divergente vencido que entendeu pelo caráter autônomo da prestação do serviço e afastaria o vínculo reconhecido na origem.

No processo, a mulher pedia vínculo relativo a todo o período em que atuou na empresa na função de consultora orientadora, de 2010 a 2021. Já a companhia informou que a profissional foi admitida como consultora digital e, a partir de 2012, passou a acumular, via contrato de parceria, o cargo de consultora líder de negócios (antes denominado "orientadora").

 (Imagem: Freepik)

Consultora de vendas obtém vínculo empregatício com empresa de cosméticos.(Imagem: Freepik)

A relatora, desembargadora Catarina von Zuben, destaca no acórdão que depoimentos ouvidos e provas juntadas ao processo evidenciam a subordinação da empregada. Segundo o preposto, cada orientadora direcionava o trabalho de vendas de produtos de 250 consultoras. Ele informou também que, a cada 21 dias, havia reuniões para alinhamento de campanhas e estratégias de atuação. Uma testemunha declarou que as gerentes faziam cobranças ostensivas de metas às líderes, além de ameaças.

"Incontroversa a onerosidade e habitualidade (mais de dez anos de relação jurídica entre as partes), sendo que a subordinação e a pessoalidade restaram evidenciadas na prova oral", afirmou a julgadora, mantendo o direcionamento primário. A tese vencida questiona a comprovação da presença de todos os requisitos na relação empregatícia e cita jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho afastando o vínculo em casos semelhantes relacionados à mesma firma.

Leia a decisão.

Informações: TRT da 2 região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas