MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Morre, aos 61 anos, o advogado empresarial Ricardo Tepedino
Falecimento

Morre, aos 61 anos, o advogado empresarial Ricardo Tepedino

Tepedino deixou sua marca em algumas das disputas societárias mais significativas do país, assim como nas principais transações de compra e venda de empresas.

Da Redação

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Atualizado às 14:04

Neste domingo, 4, faleceu o renomado advogado Ricardo Tepedino, após enfrentar uma batalha contra o câncer diagnosticado no final de dezembro. Reconhecido como uma das figuras mais proeminentes da advocacia empresarial, Tepedino deixou sua marca em algumas das disputas societárias mais significativas do país, assim como nas principais transações de compra e venda de empresas.

O velório ocorrerá nesta segunda-feira, dia 5, no Funeral Home, localizado na Rua São Carlos do Pinhal, 376, no bairro Bela Vista, em São Paulo, das 10h às 20h.

Ricardo deixa seu marido, José Antônio Arone, seu filho Pedro Bessone Tepedino, fruto de seu primeiro casamento, e sua fiel companheira de quatro patas, Carmen de Bizet.

 (Imagem: Divulgação)

Ricardo Tepedino.(Imagem: Divulgação)

Formado em Direito pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 1985, Ricardo foi uma figura ativa durante seus anos acadêmicos, servindo como representante estudantil nos órgãos de governança da instituição e ocupando cargos de destaque, como a presidência do DCE-UERJ e a direção da UNE.

Ingressou como advogado no escritório de advocacia Sergio Bermudes em 1986, tendo se mudado para São Paulo em 1996, para abrir a filial paulista da banca, que dirigiu até março de 2011, quando deixou essa instituição para fundar Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados.

Ao longo de sua carreira, Tepedino representou uma ampla gama de clientes em litígios e arbitragens de alta complexidade, além de fornecer consultoria especializada. Seu domínio se estendia por litígios civis, empresariais e de Direito Público, o que o levou a ser reconhecido nos mais prestigiados rankings de advogados, incluindo o WWL, Leaders League e Chambers and Partners, ocupando posições de destaque em Resolução de Disputas e Arbitragem no Brasil.

Além de sua atuação como advogado, Ricardo também deixou sua marca como árbitro em diversos centros de arbitragem e como autor de obras e artigos na área do Direito Empresarial. Lecionou Teoria Geral do Estado e Direito Administrativo na Universidade Candido Mendes.

Ao longo de sua vida profissional, Tepedino também contribuiu ativamente para a comunidade jurídica, sendo membro efetivo do conselho seccional da OAB/SP, da 4ª Câmara Recursal (2012-2015) e da Turma Deontológica do Tribunal de Ética e Disciplina (2010-2012). Além disso, participou da banca examinadora do 184º Concurso de Ingresso na Magistratura de São Paulo.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas