MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-2 penhora benefício previdenciário para quitar débito trabalhista
Dívida

TRT-2 penhora benefício previdenciário para quitar débito trabalhista

Para o colegiado, a suspensão da execução, conforme determinada pelo juiz, não seria possível, uma vez que a decisão já havia transitado em julgado.

Da Redação

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Atualizado às 16:33

5ª turma do TRT da 2ª região reformou decisão de 1º grau e determinou a execução de 5% do benefício previdenciário de sócia de empresa para quitar verbas trabalhistas. Para o colegiado, não seria possível a suspensão da execução como determinado pelo juiz, pois a decisão já havia transitado em julgado. Assim, eventual tese sobre a (im)possibilidade da penhora em IRDR seria irrelevante no caso.

A ex-colaboradora ajuizou ação contra a ex-empregadora para obter verbas trabalhistas de direito. Em 1º grau, o juízo determinou a penhora de bens e valores dos sócios da empresa, entre eles, 5% do benefício previdenciário de uma das envolvidas. No entanto, o magistrado suspendeu a execução para assegurar que, julgamento de IRDR pacificasse o tema da (im)possibilidade de penhora do benefício previdenciário.

 (Imagem: Freepik)

Devedora alegou que a medida já havia sido determinada e que deveria ser mantida.(Imagem: Freepik)

Em sede de recurso, a devedora alegou que a medida já havia sido determinada e que deveria ser mantida.

Ao avaliar o pedido, a relatora do caso, desembargadora Ana Cristina Lobo Petinati destacou que, conforme observado pelo próprio juízo, a penhora de 5% do benefício da devedora já foi determinada, e não houve contestação da decisão.

"A despeito disso, anote-se que não houve tese firmada sobre o tema, razão pela qual há de ser mantida a constrição, não havendo que se falar em suspensão desta, à míngua de pedido da parte interessada."

Dessa forma, o colegiado, seguindo o voto da relatora, determinou a execução de 5% do benefício previdenciário da sócia para quitar dívidas com a ex-trabalhadora.

O escritório Tadim Neves Advocacia atua pela credora.

Leia a decisão.

Tadim Neves Advocacia

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA