MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Nome no SCR do Banco Central não indica negativação, decide juíza
Consumidor

Nome no SCR do Banco Central não indica negativação, decide juíza

Magistrada ressaltou que sistema de informações de crédito não tem natureza restritiva.

Da Redação

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Atualizado às 14:40

Nome de consumidora constante no SCR - Sistema de Informações de Crédito do Banco Central não indica negativação de nome nos cadastros de proteção ao crédito. Neste sentido decidiu a juíza de Direito Dalia Zaro Queiroz, da 12ª vara do Sistema dos Juizados Especiais do Consumidor do TJ/BA, elucidando a ausência da natureza restritiva do SCR.

No caso, a consumidora ajuizou ação indenizatória contra uma financeira alegando que seu nome havia sido incluído no SISBACEN - Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil sem prévia notificação. 

 

 (Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Nome no SCR do Banco Central do Brasil não é indicativo de negativação, segundo juíza.(Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Mecanismo de negociação

Ao analisar o pedido, a magistrada apontou que o documento juntado pela consumidora apenas indica a dívida em atraso, mas não demonstrava a efetiva negativação nos cadastros de proteção ao crédito. 

A juíza ressaltou que a tela apresentada pela consumidora corresponde apenas ao mecanismo usado para negociação entre credor e devedor, o qual difere da inclusão da inadimplência nos órgãos de restrição.

Ao final, por não encontrar provas de ato ilícito imputável à instituição financeira, afastou a responsabilidade, e julgou o pedido da consumidora improcedente, "ante a ausência da natureza restritiva do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR), bem como em razão da obrigatoriedade de repasse das informações pelas instituições financeiras ao Banco Central".

O escritório Dias Costa Advogados defendeu a financeira.

Veja a sentença.

Dias Costa Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas