MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado suspeito de estuprar advogada pode ser expulso da OAB
Crime sexual

Advogado suspeito de estuprar advogada pode ser expulso da OAB

Polícia e Ordem apuram caso, que teria ocorrido após um bloquinho pré-carnavalesco em Aracaju.

Da Redação

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Atualizado em 26 de fevereiro de 2024 12:10

Advogado suspeito de estuprar advogada após um bloquinho pré-carnavalesco em Aracaju/SE, pode perder o direito de exercer a profissão. Assim informou o presidente da OAB/SE Danniel Alves Costa, durante entrevista coletiva nesta sexta-feira, 23.

 (Imagem: Reprodução/OAB-SE)

OAB/SE realiza entrevista coletiva sobre suposto estupro por advogado.(Imagem: Reprodução/OAB-SE)

A vítima e o suspeito são conselheiros da OAB/SE. O caso teria ocorrido em 27 de janeiro e foi registrado pela vítima no Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) no dia 1º de fevereiro. A polícia solicitou exames e aguarda laudo pericial.

Segundo publicado pelo G1, a vítima relatou, em boletim de ocorrência, que pediu ao suspeito que a acompanhasse até o prédio da OAB para pegar um carro de aplicativo, mas ele lhe ofereceu uma carona. No caminho, a assediou e disse que "não existe carona de graça". Em seguida, o suspeito informou que precisaria passar em casa, onde, então, teria desferido um tapa no rosto da vítima e a levado para a cama a empurrões, cometendo o estupro.

Apuração

A Ordem informou que, na semana passada, tomou conhecimento do suposto crime sexual envolvendo os dois advogados, e que imediatamente foram adotadas providências, inclusive com o afastamento do advogado das suas funções no conselho.

Ainda segundo a seccional, foi determinada a instauração de processo ético-disciplinar, que tramitará mediante sigilo processual, conforme determina a legislação, tendo em vista a necessidade de proteção da vítima, além de lhe disponibilizar todo o acolhimento necessário, inclusive com os serviços psicológicos da CAASE.

O secretário-Geral da OAB/SE, Nilton Lacerda, destacou que, ao advogado, caberá o contraditório e a ampla defesa. 

"Se houver indiciamento e processo judicial, e se ficar comprovada a prática do crime, ele vai cumprir as penas da lei. No âmbito da Ordem, há um processo sigiloso que tramita sob a condução do nosso secretário-geral e que poderá desencadear nas penalidades previstas em lei, inclusive pena de exclusão."

O presidente da seccional destacou que a OAB, historicamente, defende as pautas das mulheres, e que há dois anos vem levantando as bandeiras contra os crimes sexuais ou quaisquer violações contra as mulheres. "Nosso papel aqui é encorajar todas as denúncias, acolhendo e cobrando que a lei seja cumprida."

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA