MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: É cabível ação autônoma de honorários se decisão for omissa
CPC/15

STJ: É cabível ação autônoma de honorários se decisão for omissa

Ministros consideraram que CPC/15 permite que caso a decisão transitada em julgado seja omissa é cabível a ação autônoma.

Da Redação

terça-feira, 5 de março de 2024

Atualizado às 16:53

Caso decisão transitada em julgado seja omissa quanto ao direito aos honorários ou ao seu valor, é cabível ação autônoma para sua definição e cobrança. Assim decidiu a 3ª turma do STJ ao reformar acórdão e condenar parte ao pagamento de honorários advocatícios.

A pretensão recursal no STJ consistiu em decidir se é cabível ação autônoma de arbitramento de honorários e se são devidos honorários advocatícios na decisão interlocutória que determina exclusão de litisconsórcio por ilegitimidade ad causum.

 (Imagem: Freepik)

Se decisão transitada em julgado for omissa, é cabível ação autônoma de honorários.(Imagem: Freepik)

Relatora, ministra Nancy Andrighi destacou que, sob a égide do CPC/73 editou-se a Súmula 453, cujo enunciado estabelece que os honorários sucumbenciais, quando omitidos em decisão transitada em julgado, não podem ser cobrados em execução ou em ação própria.

Ela explicou que a matéria foi significativamente alterada pelo § 18 do art. 85 do CPC/15, o qual dispõe que, caso a decisão transitada em julgado seja omissa quanto ao direito aos honorários ou ao seu valor, é cabível ação autônoma para sua definição e cobrança.

"Como consequência, o entendimento sumulado se encontra parcialmente superado, sendo cabível, sim, ação autônoma para cobrança e definição dos honorários advocatícios quando a decisão transitada e julgado for omissa, nos termos do art. 85, § 18."

Assim, conheceu e proveu para reformar o acórdão estadual e condenar o recorrido ao pagamento de honorários advocatícios arbitrados em 5% sobre a metade do valor atualizado da causa.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas