MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/DF: Mulher vítima de perseguição será indenizada por stalker
Stalking | Crime

TJ/DF: Mulher vítima de perseguição será indenizada por stalker

Documentos dos autos comprovaram que o acusado demonstrava obsessão amorosa pela vítima, a constrangia em seu local de trabalho e enviava mensagens com declarações de forma insistente e ameaçadora.

Da Redação

quarta-feira, 6 de março de 2024

Atualizado em 7 de março de 2024 09:13

A 1ª turma Criminal do TJ/DF manteve condenação de um homem pelo crime de perseguição (art. 174-A do CP). A decisão fixou a pena de 1 ano e 3 meses de reclusão, em regime aberto, e o pagamento de indenização à vítima, por danos morais, no valor de R$ 10 mil.

Conforme o processo, entre dezembro de 2021 e abril de 2022, em São Sebastião/DF, o réu perseguiu repetidamente a vítima ameaçando sua integridade física e psicológica, restringindo a sua capacidade de locomoção e perturbando sua esfera de liberdade e privacidade. O processo detalha que o acusado demonstrava obsessão amorosa pela vítima, a constrangia em seu local de trabalho e enviava mensagens com declarações de forma insistente e ameaçadora.

Ao julgar o caso, o colegiado pontua que as provas produzidas evidenciam que o réu perseguiu a vítima, por meio de numerosas mensagens de áudio e ligações, além de ter comparecido, por diversas vezes, ao seu local de trabalho, momento em que proferia ameaças físicas e psicológicas à vítima. Destaca o fato de que a vítima, em razão dos fatos, teve que pedir demissão do emprego e se mudar para outro estado.

Por fim, para a turma, ficou comprovado que o acusado praticou o crime de perseguição em razão da condição do sexo feminino e que passou a importuná-la e persegui-la, diante das negativas dela em estabelecer relacionamento amoroso com o réu. Assim, "tem-se que as provas produzidas nos autos são robustas para respaldar o decreto condenatório", concluiu o desembargador relator.

A decisão foi unânime.

 (Imagem: Freepik/Arte Migalhas)

1ª turma Criminal do TJ/DF manteve condenação de um homem pelo crime de perseguição.(Imagem: Freepik/Arte Migalhas)

O número do processo não foi divulgado pelo tribunal. 

Informações: TJ/DF.  

Patrocínio

Patrocínio Migalhas