MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa pagará taxa de sobre-estadia por exceder prazo de contêineres
Cobrança

Empresa pagará taxa de sobre-estadia por exceder prazo de contêineres

Para juiz, a obrigação de pagar passou a existir após o fim do prazo de utilização, contratualmente ajustado entre as partes.

Da Redação

domingo, 24 de março de 2024

Atualizado em 22 de março de 2024 16:20

Importadora terá de efetuar o pagamento de taxa de sobre-estadia. Decisão é do juiz de Direito Frederico dos Santos Messias, do núcleo especializado de Justiça de Direito Marítimo de Santos/SP.

De acordo com os autos, a empresa ultrapassou o período livre de uso de contêineres, possibilitando incidência de sobre-estadia. Porém, ao tentar devolvê-los vazios, a importadora regulou o ato ao pagamento supostamente "antecipado" (à vista) da taxa. 

Para o juiz, não houve qualquer cobrança antecipada de sobre-estadia, pois a obrigação de pagar passou a existir após o fim do prazo de utilização, contratualmente ajustado entre as partes.

"Dessa forma, é incorreto afirmar que houve 'cobrança antecipada' da sobre-estadia, houve tão somente cobrança à vista, em consonância com o que fora acordado pelas partes no momento da contratação do transporte e com o art. 331 do CC. Estando a autora amparada na lei e no contrato, não há que se falar em recusa injustificada no recebimento dos contêineres, no que é devida a sobre-estadia após o decurso do período livre (free time) até a data da efetiva devolução das unidades de carga, pois não se cogita de afastamento da mora."

Na decisão, o magistrado ainda destacou não existir nulidade na celebração de contrato vinculado à moeda estrangeira, uma vez que se trata de obrigação de natureza internacional, mas que, para contratos cujo cumprimento seja em território nacional, como foi o caso, o pagamento deve ser feito em moeda corrente, convertendo-se os valores.  

 (Imagem: Freepik)

Empresa é condenada pela falta de pagamento de taxa de sobre-estadia em contêineres.(Imagem: Freepik)

Leia a sentença.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas