MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa pagará taxa de sobre-estadia por exceder prazo de contêineres
Cobrança

Empresa pagará taxa de sobre-estadia por exceder prazo de contêineres

Para juiz, a obrigação de pagar passou a existir após o fim do prazo de utilização, contratualmente ajustado entre as partes.

Da Redação

domingo, 24 de março de 2024

Atualizado em 22 de março de 2024 16:20

Importadora terá de efetuar o pagamento de taxa de sobre-estadia. Decisão é do juiz de Direito Frederico dos Santos Messias, do núcleo especializado de Justiça de Direito Marítimo de Santos/SP.

De acordo com os autos, a empresa ultrapassou o período livre de uso de contêineres, possibilitando incidência de sobre-estadia. Porém, ao tentar devolvê-los vazios, a importadora regulou o ato ao pagamento supostamente “antecipado” (à vista) da taxa. 

Para o juiz, não houve qualquer cobrança antecipada de sobre-estadia, pois a obrigação de pagar passou a existir após o fim do prazo de utilização, contratualmente ajustado entre as partes.

"Dessa forma, é incorreto afirmar que houve ‘cobrança antecipada’ da sobre-estadia, houve tão somente cobrança à vista, em consonância com o que fora acordado pelas partes no momento da contratação do transporte e com o art. 331 do CC. Estando a autora amparada na lei e no contrato, não há que se falar em recusa injustificada no recebimento dos contêineres, no que é devida a sobre-estadia após o decurso do período livre (free time) até a data da efetiva devolução das unidades de carga, pois não se cogita de afastamento da mora."

Na decisão, o magistrado ainda destacou não existir nulidade na celebração de contrato vinculado à moeda estrangeira, uma vez que se trata de obrigação de natureza internacional, mas que, para contratos cujo cumprimento seja em território nacional, como foi o caso, o pagamento deve ser feito em moeda corrente, convertendo-se os valores.  

 (Imagem: Freepik)

Empresa é condenada pela falta de pagamento de taxa de sobre-estadia em contêineres.(Imagem: Freepik)

Leia a sentença.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA