MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Zanin vota para derrubar lei do PR que facilita porte de arma de fogo
Plenário virtual

Zanin vota para derrubar lei do PR que facilita porte de arma de fogo

Lei do Paraná reconhece a necessidade por exercício de atividade de risco e ameaça à integridade física dos CACs.

Da Redação

terça-feira, 26 de março de 2024

Atualizado às 18:47

Por adentrar temática cuja regência é constitucionalmente atribuída à União, o ministro Cristiano Zanin, do STF, votou para derrubar lei do Paraná que facilita porte de arma de fogo. A norma reconhece a necessidade por exercício de atividade de risco e ameaça à integridade física dos CACs.

O julgamento, que ocorre em plenário virtual, tem data prevista para terminar dia 3.

O caso

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, representado pela AGU, apresentou 10 ações contra leis estaduais e municipal que facilitam o porte de armas de fogo.

Neste caso analisado, foi questionada lei do Paraná que reconhece a necessidade por exercício de atividade de risco e ameaça à integridade física dos CACs.

O pedido destaca que, de acordo com a Constituição Federal, a competência para autorizar e fiscalizar o uso de material bélico e para legislar sobre a matéria é da União.

 (Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

STF analisa lei do PR sobre arma de fogo e porte a CACs.(Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

Em seu voto, o relator, ministro Cristiano Zanin, considerou que o diploma legal adentrou temática cuja regência é constitucionalmente atribuída à União. "É sabido que o porte de arma de fogo constitui assunto relacionado à segurança nacional, inserindo-se, por consequência, na competência legislativa da União", disse.

Segundo o ministro, o porte de arma de fogo para defesa pessoal é expedido pela Polícia Federal e segue o princípio da excepcionalidade, em linha de sintonia com o Estatuto do Desarmamento. Diante disso, o ministro destacou que se impõe a demonstração de uma efetiva necessidade para a concessão do porte, a partir de uma análise individualizada pelo órgão legalmente competente: a Polícia Federal.

Zanin ressaltou que em recentíssimo julgamento, da ADIn 5.076, a Suprema Corte entendeu que as previsões do Estatuto do Desarmamento não autorizariam "de forma incondicionada o porte de arma de fogo a agentes penitenciários de qualquer Estado da federação".

Assim, concluiu pela incompatibilidade formal da legislação em relação à sistemática de distribuição de competências constitucionalmente fixada. P

Diante disso, julgou procedente o pedido para declarar a inconstitucionalidade da lei 21.361/23 do Estado do Paraná.

Veja o voto na íntegra.

Até o momento, os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes seguiram o relator.

O julgamento, que ocorre em plenário virtual, tem data prevista para terminar dia 3.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas