MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desembargador do TJ/SP nega liminar e mantém concurso só para juízas
Concurso para mulheres

Desembargador do TJ/SP nega liminar e mantém concurso só para juízas

Para Campos Mello, o ato apenas conferiu efetividade à resolução do CNJ sobre paridade de gênero.

Da Redação

quarta-feira, 27 de março de 2024

Atualizado às 16:20

O desembargador Campos Mello, do TJ/SP, negou mandado de segurança e manteve hígido concurso da Corte Bandeirante, que visa ao preenchimento de vaga de desembargadora por merecimento, e é destinado apenas a mulheres.

 (Imagem: Freepik)

Desembargador do TJ/SP nega liminar e mantém concurso só para juízas.(Imagem: Freepik)

O mandado de segurança foi impetrado contra ato do Conselho Superior da Magistratura do TJ/SP em razão da abertura do edital 2/24. A convocação de magistradas, por sua vez, foi feita nos moldes da resolução do CNJ 525/23. A norma do CNJ estabelece regras de paridade de gênero na promoção de magistradas aos tribunais de 2º grau.

De acordo com o que determinado pelo Conselho, no caso de tribunais que não têm proporção de 40% e 60% por gênero, as vagas por merecimento devem ser preenchidas de forma alternada, com inscrições mistas para homens e mulheres ou exclusivas para mulheres.

Ao indeferir o pedido, o desembargador observou que não se vislumbra a prática de ilegalidade ou abuso de poder na edição do ato questionado. "Com efeito, ao que parece, pelo menos em análise perfunctória, o ato impugnado apenas conferiu efetividade ao que restou assentado na Resolução acima mencionada."

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas