MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para Marcelo Sacramone, PL que muda lei de falências compromete sistema de insolvência
PL 3/24

Para Marcelo Sacramone, PL que muda lei de falências compromete sistema de insolvência

Segundo o profissional, o projeto, após a apresentação do substitutivo na Câmara, perdeu a orientação.

Da Redação

quinta-feira, 28 de março de 2024

Atualizado às 09:09

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana uma proposta que visa alterar a atual lei de falências. Entre as mudanças propostas, destaca-se a inclusão de um plano de falência específico, a introdução da figura do gestor fiduciário e a promessa de agilizar a venda dos bens da massa falida. Após a aprovação pela Câmara, o texto segue agora para análise do Senado.

Essa proposta, oriunda de um substitutivo da relatora, deputada Dani Cunha, ao PL 3/24 do Poder Executivo, tem causado um grande debate entre profissionais da área jurídica e do mercado financeiro.

Marcelo Sacramone, advogado e professor, oferece uma perspectiva crítica sobre as implicações dessas alterações. Segundo Sacramone, o PL, após a apresentação do substitutivo na Câmara, perdeu a orientação e acabou por comprometer a eficiência de todo o sistema de insolvência. Além disso, ele aponta que a nova lei pode alterar significativamente o risco no mercado de crédito, um aspecto que o governo deveria proteger. "Pior ainda, desincentivou os administradores judiciais a se profissionalizarem."

Uma das maiores preocupações de Sacramone é o potencial comprometimento do crédito agrário ao permitir que bens que não sejam de capital possam não ser apropriados durante o processo de recuperação judicial, ainda que transferidos no momento da contratação aos financiadores.

"Nesse particular, com a afetação da safra e produtos agrícolas em geral, pode ser comprometido todo o mercado de CRA."

 (Imagem: Divulgação)

O advogado e professor Marcelo Sacramone.(Imagem: Divulgação)

Sacramone também diz que há uma grande incógnita de como os casos serão afetados.

"As alternativas aprovadas no texto não foram testadas e sequer houve, nesse caso, ponderação sobre os riscos. O administrador judicial poderá ser afastado se a falência demorar mais do que três anos, e com isso grande parte da informação dos processos será perdida ou exigirá tempo extra para a sua plena assunção pelo gestor fiduciário nomeado pelos credores."

Além disso, ele destaca a preocupação com a falta de proteção aos credores minoritários nas novas regras do plano de falência. "O plano poderá acelerar a liquidação dos ativos, mas não protege os credores minoritários da classe, deixando-os vulneráveis se seus interesses não forem predominantes", observa.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...