MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Por saúde mental, professores da Ufop poderão fazer teletrabalho
Trabalhista

Por saúde mental, professores da Ufop poderão fazer teletrabalho

Magistrada considerou laudos médicos apresentados pelos docentes. Eles alegam ter sofrido perseguição política, difamação e homofobia no ambiente de trabalho.

Da Redação

sexta-feira, 29 de março de 2024

Atualizado em 28 de março de 2024 18:24

A desembargadora Federal Candice Lavocat Galvão Jobim, do TRF da 1ª região, concedeu liminar para permitir a dois professores da Ufop - Universidade Federal de Ouro Preto o direito ao regime de teletrabalho.

A decisão se deu em agravo de instrumento por meio do qual os professores buscavam reverter a negativa inicial de teletrabalho, argumentando que o ambiente de trabalho hostil na UFOP exacerbava seus problemas crônicos de saúde mental. Eles alegaram ter sofrido perseguição política, difamação e homofobia.

O juízo de 1º grau negou o pedido por entender que, como atos normativos da universidade expressam natureza facultativa da concessão do regime, inexiste direito subjetivo do servidor sobre o trabalho não-presencial.

 (Imagem: Freepik)

Magistrada autorizou regime de teletrabalho a dois professores universitários.(Imagem: Freepik)

Autorização

Ao decidir, a magistrada observou que as circunstâncias do caso concreto demonstram necessidade de intervenção do Judiciário para adequar a posição administrativa aos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e do combate à discriminação.

Foram destacados os laudos médicos apresentados pelos professores, que evidenciaram o nexo causal entre os sintomas de saúde mental e as condições de trabalho.

A magistrada enfatizou a importância de se adaptar a Administração Pública às necessidades individuais dos servidores, especialmente quando estes enfrentam desafios significativos relacionados à saúde mental, em decorrência do ambiente laboral.

A decisão não apenas antecipou os efeitos da tutela, concedendo o teletrabalho, mas também determinou a união dos processos relacionados para evitar decisões judiciais conflitantes.

O escritório Sérgio Merola Advogados atua pelos professores.

Leia a decisão.

Sérgio Merola Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas