MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Eleonora Coelho celebra dados positivos da arbitragem: "Não é mais achismo"
Sentenças arbitrais

Eleonora Coelho celebra dados positivos da arbitragem: "Não é mais achismo"

Pesquisa detectou 1,5% de chance para anulação na Justiça de sentenças arbitrais.

Da Redação

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Atualizado às 15:58

Nos últimos anos, a anulação de sentenças arbitrais pelo Judiciário suscitou debates entre especialistas, questionando a eficácia da arbitragem como método de resolução de conflitos. A advogada Eleonora Coelho, especialista na área, apontou que tais dúvidas foram dissipadas e que a arbitragem ganhou reconhecimento como um meio eficaz de solução de disputas. "Não é mais achismo", destacou.

Um estudo realizado pelo "Observatório da Arbitragem", em colaboração com o CBAr - Comitê Brasileiro de Arbitragem e a ABJ - Associação Brasileira de Jurimetria, analisou decisões do TJ/SP entre março de 2018 e novembro de 2022, identificando apenas 1,5% de chances de anulação de sentenças arbitrais pela Justiça. Esse resultado sublinha a tendência do Judiciário em validar, em sua maioria, as decisões arbitrais, em vez de revertê-las.

Veja entrevista completa:

Eleonora Coelho considera que o resultado da pesquisa contesta as críticas frequentemente direcionadas à arbitragem, as quais ela descreve como desprovidas de embasamento em dados reais. "Agora temos um dado muito real e concreto que eu fico tranquila em citar", afirmou, criticando estudos anteriores por falta de rigor metodológico.

Ela defendeu que o percentual reduzido de anulações não indica um problema inerente à arbitragem, mas serve como um instrumento para aperfeiçoamento contínuo do processo. 

"A anulatória percec é ruim? Não, ela não é ruim. Ela é um mecanismo de controle que a lei estabelece e que é útil. [...] Em casos em que houve violação da lei naquelas hipóteses do art. 30 dos arts. 32 e 33 está certo, tem que anular mesmo."

Essa perspectiva é reforçada pela pesquisa, que, segundo Eleonora, auxilia no desenvolvimento da arbitragem, apontando áreas específicas para melhorias. 

"Sempre estamos fazendo o nosso dever de casa, sim. Estamos sempre em um processo crítico. Somos uma comunidade muito atenta com padrões éticos elevados. Temos um grande problema? Não acho. E agora temos uma pesquisa que concorda com a minha opinião."

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA