MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Convocação de árbitro de emergência é obrigatória se prevista em contrato
Arbitragem

Convocação de árbitro de emergência é obrigatória se prevista em contrato

Juiz Federal entendeu que contrato com concessionária do aeroporto de Confins impõe via da arbitragem.

Da Redação

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Atualizado às 15:30

É obrigatória a submissão a um árbitro de emergência controvérsia patrimonial envolvendo a concessionária do Aeroporto Internacional de Confins, em BH/MG, e a União. Assim decidiu o juiz Federal Francisco Alexandre Ribeiro, da 8ª vara do DF, ao extinguir processo sem julgamento de mérito ao constatar que o contrato em debate possui cláusula que prevê convenção de arbitragem para a resolução de controvérsias sobre direitos patrimoniais.

O magistrado também observou que a natureza cautelar da liminar pleiteada também não têm o condão de inviabilizar ou suprimir a competência do juízo arbitral, visto que o contrato em questão prevê a figura do árbitro de emergência, justamente para o caso de necessidade de medidas de urgência anteriores à instituição da arbitragem.

"A alegação, por parte da ANAC, ora impetrada, da existência de convenção de arbitragem, a contrario sensu do que estabelece o art. 337, §6º, do NCPC, implica, lógica e curialmente, a exclusão da jurisdição estatal desta Justiça Federal e a imposição inexorável da competência do juízo arbitral."

 (Imagem: Freepik)

Árbitro de emergência deve ser convocado se previsto em contrato, decide juiz Federal.(Imagem: Freepik)

Segundo a AGU, que atua pela Anac, é a primeira decisão no país a reconhecer a obrigatoriedade do uso preferencial do árbitro emergencial quando o instrumento estiver previsto em contrato de concessão.

O pedido

Na ação, a empresa pedia a concessão de mandado de segurança para que fosse desobrigada a pagar parte da contribuição fixa do ano de 2023 exigida em contrato. A concessionária alegava possuir um crédito junto à Infraero relativo a obras executadas no aeroporto de Confins e pedia que o valor desse crédito fosse descontado do total a ser pago a título da contribuição fixa anual.

Mas a AGU apresentou questão preliminar no processo demonstrando a existência de convenção de arbitragem prevista no contrato de concessão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...