MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Hapvida deve custear insumos indispensáveis para internação domiciliar
Saúde

Hapvida deve custear insumos indispensáveis para internação domiciliar

Relator destacou que a definição do tratamento adequado é de competência do médico especialista e não da operadora de saúde.

Da Redação

domingo, 14 de abril de 2024

Atualizado em 12 de abril de 2024 17:07

O desembargador Ruy Trezena Patu Júnior, do TJ/PE, determinou que a operadora de saúde Hapvida forneça os medicamentos e insumos necessários para o tratamento domiciliar de uma paciente idosa. Ao decidir, destacou que havendo descrição médica acerca dos insumos e determinação judicial concedendo o home care, revela-se abusiva a exclusão dos medicamentos e insumos que são decorrência lógica do tratamento.

A tutela deferida em 1º grau determinava que a Hapvida autorizasse o tratamento de fonoaudiologia e fisioterapia em domicílio para a autora, bem como visitas semanais de um técnico de enfermagem, conforme prescrição médica. Contudo, esta decisão não incluía a obrigatoriedade do fornecimento de medicamentos e outros insumos médicos usados regularmente pela paciente.

A beneficiária, argumentando que seu contrato com a Hapvida deveria assegurar todos os insumos necessários para uma assistência médica efetiva e em conformidade com decisões anteriores do STJ, solicitou a revisão da decisão para que abrangesse todos os insumos necessários até sua completa recuperação.

Acolhendo o pedido, o desembargador Ruy Trezena Patu Júnior não só concordou com a necessidade de inclusão dos medicamentos e insumos como parte do tratamento domiciliar, mas também estabeleceu uma multa diária de R$ 1 mil pelo não cumprimento da decisão, com um limite total de R$ 30 mil.

Ele destacou que a definição do tratamento adequado é de competência do médico especialista e não da operadora de saúde, citando precedentes do STJ que sustentam a obrigação de cobrir os insumos necessários para o home care.

A decisão enfatiza a importância de proteger a saúde e a vida da paciente, apontando para o risco de danos irreparáveis caso o tratamento não seja fornecido conforme prescrito. Ademais, menciona a reversibilidade da medida e argumenta que o risco econômico para a operadora de saúde é menor em comparação ao risco à saúde da segurada.

 (Imagem: Freepik)

Paciente está em internação domiciliar e conseguiu os insumos necessários.(Imagem: Freepik)

O escritório TSA | Tenorio da Silva Advocacia defende a paciente.

Veja a decisão.

TSA | Tenorio da Silva Advocacia

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...