MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP: Estado fornecerá canabidiol de marca nacional a paciente
Saúde | Medicamento

TJ/SP: Estado fornecerá canabidiol de marca nacional a paciente

Colegiado considerou que não se trata de alteração por medicamento diverso, uma vez que o fármaco substituto possui o mesmo princípio ativo da versão importada.

Da Redação

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Atualizado às 18:15

A 11ª câmara de Direito Público do TJ/SP alterou de internacional para nacional marca de medicamento a base de canabidiol fornecido pelo Estado a um paciente. Segundo o colegiado, no caso, não houve alteração por medicamento diverso, uma vez que o fármaco substituto possui o mesmo princípio ativo da versão importada.

Na Justiça, a cidade de Jacareí ingressou com uma ação buscando a autorização para a compra e substituição de um medicamento a base de canabidiol importado, que o Estado está obrigado a fornecer a um paciente, pela medicação nacional equivalente. Argumentou que, apesar de ter sido ordenada a fornecer o medicamento estrangeiro, atualmente existe uma opção similar nacional no mercado, com custos menores para o erário público e menos burocracia para ser adquirida.

Em primeira instância, o juízo julgou extinta a ação por entender estar ausente o interesse processual, pois houve aceitação pelo paciente da substituição da medicação pretendida.

Inconformado, o município recorreu da decisão, afirmando que o paciente se recusou a receber o medicamento nacional. Assim, requer que seja declarada a possibilidade de fornecer a medicação à base de canabidiol, sem vinculação de marca importada.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP muda para nacional marca de remédio fornecido pelo Estado a paciente. (Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o relator, desembargador Afonso Faro Jr. destacou que, em regra, é indevida a substituição do medicamento após o trânsito em julgado da sentença condenatória, uma vez que não é possível reabrir a produção de provas após esse momento. No entanto, no presente caso, não se trata de uma alteração para um medicamento diferente, pois o fármaco substituto possui o mesmo princípio ativo da versão importada, não havendo assim inovação no pedido feito nos autos originais.

Além disso, ressaltou que, dado o consentimento do próprio médico do apelado com a modificação no tratamento, é viável a relativização da coisa julgada. "E, além de todo exposto, deve-se ressaltar o interesse público no que diz respeito à diminuição do gasto mensal do tratamento", acrescentou.

Assim, deu provimento ao recurso.

O advogado Rogerio de Souza Neves atuou pela defesa do município. 

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA