MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB define representantes da advocacia no CNJ e no CNMP
Indicações

OAB define representantes da advocacia no CNJ e no CNMP

Nomes foram definidos em sessão extraordinária nesta segunda-feira, 15.

Da Redação

terça-feira, 16 de abril de 2024

Atualizado às 09:11

Em sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira, 15/4, o Conselho Pleno da OAB Nacional deliberou sobre os representantes da advocacia no CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público para o biênio 2024/2026. A votação resultou na eleição dos advogados Auriney Uchôa de Brito (AP) e Greice Fonseca Stocker (RS) para ocuparem as duas vagas destinadas à classe.

Ambos receberam, respectivamente, 26 e 24 votos, de 27 possíveis; Daniela Campos Libório recebeu três votos. Os conselheiros Federais, representando as bancadas dos 26 estados e do Distrito Federal, foram responsáveis pela escolha dos candidatos.

Durante a avaliação, os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas e responder a questionamentos da Comissão de Arguição, formada pelos conselheiros federais Alberto Antonio de Albuquerque Campos (PA), Maria Eugenia de Oliveira (RO) e Cristiano Pinheiro Barreto (SE).

A condução do certame esteve a cargo do conselheiro federal decano, Felipe Sarmento (AP), enquanto a apuração dos votos foi realizada pela comissão composta pelos conselheiros Yanne Katt Telles Rodrigues (PE) e José Augusto Araújo de Noronha (PR).

 (Imagem: Raul Spinassé/OAB)

Da esq. para dir.: Greice Fonseca Stocker; Auriney Uchôa de Brito; Ulisses Rabaneda dos Santos; e Marcello Terto e Silva.(Imagem: Raul Spinassé/OAB)

Indicações ao CNJ

Ainda na mesma sessão, o Conselho Pleno da OAB Nacional elegeu os dois novos nomes indicados pela advocacia para representar a classe no CNJ durante o biênio 2024-2026. As vagas serão ocupadas pelos advogados Marcello Terto e Silva (PI) (recondução) e Ulisses Rabaneda dos Santos (MT).

Ambos receberam, cada um, 27 votos. A escolha é feita pelos conselheiros federais que compõem as bancadas dos 26 estados e do Distrito Federal.

Todos tiveram três minutos para uma apresentação ao plenário da Ordem e depois tiveram mais três minutos para responder aos questionamentos feitos por uma comissão de arguição, que foi formada pelos conselheiros federais Nicole Goulart (DF), Gaya Schneider (MS) e Tadeu Jayme (RR). O certame foi conduzido pelo conselheiro federal decano, Felipe Sarmento (AP).

Os nomes dos eleitos seguem agora para o Senado Federal, onde a CCJ fará uma sabatina e também votará a aprovação dos indicados. O Plenário do Senado também analisa as indicações e faz a votação. Depois, os nomes seguem para a Presidência da República, para a nomeação e publicação oficial. Os cargos estão previstos para terem início em maio deste ano.

Informações: OAB Nacional.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas