MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ulisses Rabaneda toma posse no CNJ; Marcello Terto é reconduzido
Conselheiros

Ulisses Rabaneda toma posse no CNJ; Marcello Terto é reconduzido

Cerimônia de posse ocorreu na manhã desta terça-feira, 11. Ambos foram indicados pela OAB.

Da Redação

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Atualizado às 14:51

Em sessão realizada na manhã desta terça-feira, 11, tomaram posse como conselheiros do CNJ Ulisses Rabaneda e Marcello Terto e Silva. Ambos foram indicados pelo Conselho Federal da OAB e ocuparão as vagas destinadas à advocacia pelos próximos dois anos.

O juiz do TRE-MT e procurador-Geral da OAB Ulisses dos Santos exercerá pela primeira vez mandato de conselheiro no CNJ. O procurador do Estado de Goiás Marcello Terto exercerá o cargo de conselheiro do CNJ pela segunda vez. Terto foi conselheiro também na vaga destinada a membros da advocacia entre os anos de 2022 e 2024.

 (Imagem: Reprodução/Youtube)

Ulisses Rabaneda e Marcello Terto e Silva são empossados no CNJ.(Imagem: Reprodução/Youtube)

Ulisses Rabaneda dos Santos graduou-se em Direito pela Universidade de Cuiabá em 2004, e iniciou sua vida como advogado no ano seguinte. É especialista em Direito Processual Penal pela Universidade de Coimbra e pelo IBCCrim. Possui vasta experiência jurídica, tendo exercido a função de juiz membro do TRE/MT, onde foi vice-diretor da escola judiciária eleitoral. Integrou a Comissão Nacional de Garantia do Direito de Defesa, e representou a OAB no Conselho Nacional do MP.

Marcello Terto e Silva é natural de Terezina/PI, formou-se em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, e possui pós-graduações em Direito Civil e Processual Civil pelo grupo Atame, de Goiânia, e em Direito Administrativo pelo IDAG. Sua trajetória acadêmica inclui a docência em cursos de pós-graduação da Escola Superior da Advocacia do Cejur/PGR/RJ, e no Instituto de Aperfeiçoamento Jurídico e Fiscal da Unirio. É advogado desde fevereiro de 2000, e procurador do Estado de Goiás desde 2003.

Durante seu primeiro biênio no CNJ, o conselheiro se destacou pela atuação na presidência da Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários, na coordenação do Grupo de Trabalho voltado ao enfrentamento da litigância predatória, e como membro da comissão permanente de solução adequada de conflitos. "Sua recondução reafirma a confiança na sua competência e dedicação já demonstrados", destacou ministro Barroso.

Composição

O Conselho Nacional de Justiça é composto da seguinte forma: 

  • O presidente do STF, que atua como presidente do Conselho;
  • Um ministro do STJ e outro do TST, ambos indicados pelos seus respectivos tribunais;
  • Um desembargador de TJ e um juiz estadual, cada um indicado pelo STF;
  • Um juiz de TRF e um juiz Federal, indicados pelo STJ;
  • Um juiz de TRT e um juiz do Trabalho, indicados pelo TST;
  • Um membro do MP da União e um membro do MP estadual, o último escolhido pelo procurador-Geral da República a partir de uma lista elaborada pelo órgão competente de cada instituição estadual;
  • Dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da OAB;
  • Dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, sendo um indicado pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...