MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ e Meio Ambiente firmam acordo para reduzir desmatamento na Amazônia
Amazônia Legal

CNJ e Meio Ambiente firmam acordo para reduzir desmatamento na Amazônia

O objetivo é dar ao órgão do Executivo acesso a informações sobre imóveis em áreas rurais dos municípios mais afetados pelo desmatamento na Amazônia Legal, potencializando ações de monitoramento e prevenção.

Da Redação

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Atualizado às 10:24

O presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, junto ao corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, firmaram, nesta terça-feira, 21, acordo de cooperação técnica com o ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e com o ONR - Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis.

O objetivo é dar ao órgão do Executivo acesso a informações sobre imóveis em áreas rurais dos municípios mais afetados pelo desmatamento na Amazônia Legal, incluindo documentos e dados espaciais de registros públicos. O acesso deve potencializar as iniciativas de prevenção, monitoramento, controle e mitigação do desmatamento e da degradação florestal na área.

A ministra do MMA, Marina Silva, enfatizou que o acordo alinha-se aos esforços do ministério para eliminar completamente o desmatamento na região até 2030.

 (Imagem: Ana Araújo/Ag. CNJ.)

CNJ e ministério do Meio Ambiente firmam parceria contra desmatamento na Amazônia.(Imagem: Ana Araújo/Ag. CNJ.)

O acordo, que terá duração de dois anos, envolve a captura e organização de dados dos registros imobiliários para verificar a regularidade das informações em áreas-chave. As ações incluem digitalização e organização de um banco de dados dos registros cartoriais, que será usado para desenvolver políticas de combate ao desmatamento.

A colaboração focará especificamente em sete municípios do Amazonas: Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré e Novo Aripuanã, e dez do Pará: Altamira, Novo Progresso, Pacajá, Paragominas, Placas, Portel, Rurópolis, São Félix do Xingu, Ulianópolis e Uruará), que juntos representaram 39% do aumento do desmatamento na Amazônia Legal entre agosto de 2021 e julho de 2022.

Ministro Barroso ressaltou a importância da cooperação no enfrentamento de emergências ambientais e climáticas, destacando que o acordo é um passo crucial para deter eventos que ameaçam a vida no planeta. Segundo ele, a iniciativa demandará uma ampla força-tarefa para digitalizar e organizar os registros, e depois cruzar esses dados com outras bases fundiárias como o Cadastro Ambiental Rural e o Sistema Nacional de Cadastro Rural.

A ministra Marina Silva enfatizou a importância do acordo e agradeceu o apoio do Judiciário nas políticas de proteção ambiental e governança fundiária. Ela destacou a necessidade de superar a falta de transparência e integração nas informações fundiárias, mencionando que o acordo irá fortalecer a integridade na preservação da Amazônia e suas águas.

O corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, citou o programa Solo Seguro na Amazônia Legal como um exemplo das medidas que estão sendo tomadas para resolver conflitos fundiários e prevenir crimes, realçando a importância de cruzar informações para uma efetiva regularização fundiária.

O presidente do ONR, Juan Grossweiler, também destacou a relevância do acordo para equipar melhor os órgãos ambientais com ferramentas para preservação.

Além das atividades descritas, todos os participantes do acordo se comprometem a monitorar os resultados, realizar reuniões de articulação e, dentro de 20 dias após a assinatura, avaliar os progressos e ajustar metas conforme necessário. O ONR continuará apoiando a digitalização dos registros imobiliários, e o MMA coordenará com entidades federais para disponibilizar informações georreferenciadas essenciais para o projeto.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA