MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RJ: Pai deve pagar pensão a filho de 26 anos com paralisia cerebral
Alimentos

TJ/RJ: Pai deve pagar pensão a filho de 26 anos com paralisia cerebral

Colegiado não acolheu pedido de exoneração de alimentos do genitor e destacou dever de solidariedade entre pais e filhos, mesmo após a maioridade.

Da Redação

sábado, 15 de junho de 2024

Atualizado às 07:27

Por unanimidade, a 1ª câmara de Direito Privado do TJ/RJ manteve obrigação alimentar de genitor ao filho maior de idade com paralisia cerebral. O desembargador Marcelo Lima Buhatem, relator do caso, entendeu que a condição de saúde do alimentando justifica a manutenção da obrigação.

No caso, o pai havia ingressado com uma ação de exoneração de alimentos, argumentando que seu filho de 26 anos, alcançou a maioridade, e que a genitora recebe verba vitalícia (auxílio-adoção) de R$ 5 mil. Além disso, ele alegou ter outros filhos e responsabilidades financeiras aumentadas.

 (Imagem: Freepik)

Genitor não conseguiu exoneração de pensão alimentícia paga a filho de 26 anos com paralisia cerebral.(Imagem: Freepik)

Em 1ª instância, o pedido foi negado. A defesa contestou a exoneração, argumentando que, apesar da maioridade, o filho é incapaz de prover seu próprio sustento devido à paralisia cerebral, necessitando de cuidados constantes.

Em 2ª instância, o colegiado votou pela manutenção da obrigação. O relator, com base no dever de solidariedade entre pais e filhos (art. 1.694, CC), destacou que, mesmo com a maioridade, a necessidade do alimentando permanece inalterada devido ao seu quadro de saúde.

A decisão ressaltou que, com a maioridade, o poder familiar cessa, mas o dever de sustento baseado no parentesco e na solidariedade familiar persiste. Além disso, o valor do auxílio-adoção recebido pela mãe, concedido por lei estadual para incentivar a adoção de crianças e adolescentes, não pode ser confundido com a verba alimentar devida pelo genitor.

O escritório Benvindo Advogados Associados patrocina os interesses do alimentando.

Veja o acórdão.

Benvindo Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...