MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. I Jornada de Direito da Saúde: Salomão aponta preocupação com judicialização
Enunciados

I Jornada de Direito da Saúde: Salomão aponta preocupação com judicialização

Evento conta com a presença de destacadas autoridades do Judiciário e especialistas da saúde, e deve fixar enunciados para balizar atuação da Justiça.

Da Redação

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Atualizado às 08:37

Foi realizada nesta quinta-feira, 13, em Brasília, a abertura da I Jornada de Direito da Saúde. Em seu discurso, o corregedor Nacional de Justiça e coordenador científico do evento, ministro Luis Felipe Salomão, destacou o aumento preocupante da judicialização na área da saúde no Brasil.

O evento, contou com a presença de destacadas autoridades do Judiciário e especialistas da saúde.

O ministro Salomão, juntamente com outros representantes do STJ e do CJF, ressaltou os desafios enfrentados pelo sistema judiciário diante do crescente número de ações de saúde, que cresceu 21,3% entre 2022 e 2023, segundo dados do CNJ.

Essa situação tem pressionado significativamente os orçamentos públicos a nível Federal, estadual e municipal, com alguns Estados e municípios destinando até 30% de seus orçamentos de saúde para cobrir tais demandas.

 (Imagem: Gustavo Lima/STJ)

Ministro Luis Felipe Salomão destaca preocupação com judicialização da Saúde.(Imagem: Gustavo Lima/STJ)

O vice-presidente do STJ e do CJF, ministro Og Fernandes, enfatizou a necessidade de abordar a judicialização de forma a respeitar as políticas públicas de saúde.

O ministro Mauro Campbell Marques, diretor-Geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), reforçou a importância do compromisso coletivo na busca por soluções eficazes.

Desafios jurídicos e relevância do SUS

Durante o evento, foram abordados temas cruciais para a saúde no Brasil.

O ministro Flávio Dino, do STF, discutiu os desafios jurídicos atuais e a relevância do SUS. Além disso, questões como o modelo de transplante de órgãos e o acesso à saúde de alta complexidade foram tratadas por especialistas como o cardiologista Roberto Kalil Filho e a cardiologista Ludhmila Abrahão Hajjar.

As comissões temáticas do evento analisaram 185 propostas de enunciados, e a votação das propostas escolhidas ocorrerá na sexta-feira, 14, com o encerramento previsto para as 17h.

A jornada conta com o apoio da AMB e tem a colaboração do CNJ e da Enfam.

Mais informações estão disponíveis na página do evento.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...