MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Fake news nunca serão um tema superado", afirma ministro do TSE
IA e eleições

"Fake news nunca serão um tema superado", afirma ministro do TSE

Para Floriano de Azevedo Marques Neto, o desenvolvimento contínuo da tecnologia também provoca distorções recorrentes em seu uso.

Da Redação

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Atualizado às 14:48

A inteligência artificial, tema frequentemente debatido nos últimos anos, ganhou proeminência especial este ano devido às eleições municipais no Brasil. Segundo o ministro do TSE, Floriano de Azevedo Marques Neto, embora a IA seja empregada há anos nos processos eleitorais, as constantes inovações na ferramenta podem comprometer o discernimento crítico dos eleitores.

"[Nós já temos há algum tempo] o impulsionamento de conteúdo ou impulsionamento de pesquisas numa plataforma de busca, [ou seja], tem IA, isso dentro de certos padrões é admitido. O que nós estamos fazendo é cada vez enfrentar a evolução da IA para evitar que ela seja usada para distorcer a formação da vontade do eleitor."

Veja a entrevista:

Com esse propósito, o TSE aprovou, em fevereiro, 12 resoluções voltadas para as eleições municipais de 2024. Entre elas, uma regula o uso da inteligência artificial com o objetivo de prevenir a criação de montagens de imagens e vozes que possam ser usadas para fabricar declarações falsas de candidatos e autoridades.

Apesar dos esforços, o ministro ponderou que a Justiça Eleitoral nunca conseguirá estar completamente à frente das fake news, devido às inovações tecnológicas constantes.

"A gente tem que ter, na Justiça Eleitoral, uma humildade de saber que a Justiça sempre vai estar correndo atrás daquilo que a tecnologia nos traz de inovação. [...] As fake news nunca serão um tema superado [...] Nós estamos trabalhando com a sofisticação cada vez maior do ilusionismo das fake news."

Outro desafio enfrentado pela Justiça Eleitoral é o aumento na capacidade de produção e disseminação de conteúdo distorcido.

"Essa é uma eleição municipal. São 5570 municípios e, na maior parte deles, tem acesso à internet. E em cada um podem ocorrer eventos de aplicação de fake news. Então, a gente está tentando lidar com a mudança qualitativa, entre aspas, dessa possível fake news com IA e de outro lado, com a realidade de uma eleição municipal num país como o Brasil."

Veja a entrevista:

O evento

O XII Fórum de Lisboa, realizado de 26 a 28 de junho, abordará o tema "Avanços e Recuos da Globalização e as Novas Fronteiras: Transformações Jurídicas, Políticas, Econômicas, Socioambientais e Digitais". O evento reúne autoridades e especialistas de diversas áreas para analisar as mudanças e os desafios contemporâneos que impactam o cenário global.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...