MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SC: Homem que omitiu ser taxista não receberá seguro de veículo
Seguradora

TJ/SC: Homem que omitiu ser taxista não receberá seguro de veículo

Colegiado considerou que a omissão do contratante sobre o uso do veículo como táxi representou um claro agravamento do risco em descordo com o Código Civil.

Da Redação

terça-feira, 23 de julho de 2024

Atualizado às 19:04

A omissão de informações no momento da contratação do seguro, como o uso do veículo para transporte de passageiros e a condução habitual por terceiros, é considerada um agravamento do risco por parte do contratante. Essa conduta resulta na perda do direito à garantia, conforme previsto nos arts. 765, 766 e 768 do CC.

Assim decidiu a 1ª turma recursal do TJ/SC ao julgar um recurso contra sentença do JECrim de Concórdia/SC.

Entenda

No caso, segurado moveu uma ação indenizatória contra a seguradora, solicitando a nulidade da cláusula de exclusão securitária e a condenação da empresa ao pagamento de R$ 10 mil por danos materiais e outros R$ 10 mil por danos morais.

Em março, o veículo segurado causou uma colisão traseira que resultou em danos ao outro carro envolvido, levando o autor a acionar a seguradora. No entanto, a cobertura foi negada com base na exclusão prevista nas condições gerais, devido ao uso do veículo para transporte de passageiros.

 (Imagem: Freepik)

Seguradora pode negar cobertura a cliente que omitiu ser taxista.(Imagem: Freepik)

Em primeiro grau, a ação foi julgada improcedente. Inconformado, o autor interpôs recurso alegando que houve falha no dever de informação por parte da seguradora ao fechar o contrato.

Ao analisar o recurso, o relator, manteve a sentença inicial, destacando que a omissão do contratante sobre o uso do veículo como táxi representou um claro agravamento do risco, em desacordo com o CC, que exige boa-fé e veracidade nas informações fornecidas pelo interessado ao contratar o seguro.

A decisão foi unânime.

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...