MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Shopping indenizará mulher trans impedida de usar banheiro feminino
Identidade de gênero

Shopping indenizará mulher trans impedida de usar banheiro feminino

Na sentença, juiz destacou importância de garantir respeito e igualdade de tratamento às pessoas.

Da Redação

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Atualizado às 11:39

Shopping center e empresa de serviços gerais indenizarão, em R$ 15 mil, por danos morais, mulher transexual impedida de usar banheiro feminino no estabelecimento. Decisão é do juiz de Direito José Herbert Luna Lisboa, da 4ª vara Cível de João Pessoa/PB, que salientou a necessidade de garantir a igualdade e a dignidade humana às pessoas trans.

No caso, a mulher foi abordada por funcionário terceirizado da limpeza enquanto se dirigia ao banheiro feminino. Ela alegou que foi proibida de usar o banheiro, de forma grosseira, sendo chamada de "traveco" e "veado".

 (Imagem: Freepik)

Shopping e empresa de limpeza indenizarão mulher trans impedida de usar o banheiro feminino.(Imagem: Freepik)

Ao analisar a ação, o magistrado pontuou a importância dos direitos humanos e da igualdade, destacando que a identidade de gênero não pode ser motivo de discriminação, e que todas as pessoas têm o direito de serem tratadas com respeito.

O juiz destacou, ainda, que a proibição do uso do banheiro feminino no shopping configura violação aos direitos básicos da mulher, além de reforçar estigmas e preconceitos que prejudicam sua integridade psicológica e social.

"Cada indivíduo tem o direito inalienável de ser tratado com respeito e dignidade, independentemente de sua identidade de gênero. As pessoas transexuais enfrentam, infelizmente, frequente discriminação e exclusão em vários aspectos da vida, incluindo acesso a espaços públicos como banheiros."

Ao final, ao arbitrar a indenização, afirmou que garantir o acesso igualitário a espaços públicos, como banheiros, é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

O tribunal não informou o número do processo.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA