MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RJ autoriza levantamento de valores para quitar dívida condominial de espólio
Herança

TJ/RJ autoriza levantamento de valores para quitar dívida condominial de espólio

A decisão foi fundamentada no interesse dos herdeiros em manter a propriedade do imóvel, evitando sua alienação em hasta pública.

Da Redação

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Atualizado às 10:26

A 2ª câmara de Direito Privado do TJ/RJ, sob a relatoria da desembargadora Renata Machado Cotta, decidiu, por unanimidade, autorizar o levantamento de valores depositados judicialmente para quitação de débitos condominiais de imóvel pertencente a espólio. A decisão foi fundamentada no interesse dos herdeiros em manter a propriedade do imóvel, evitando sua alienação em hasta pública.

O pedido inicial foi feito pelo representante do espólio, que argumentou a necessidade de utilizar os depósitos judiciais para quitar as dívidas condominiais e, assim, evitar a alienação do imóvel em leilão, o que poderia ocorrer abaixo do valor de avaliação.

A Procuradoria Estadual, consultada sobre o pedido, não apresentou oposição. No entanto, um dos herdeiros contestou a solicitação, alegando que a dívida seria de responsabilidade exclusiva dos herdeiros que detêm a posse do imóvel.

 (Imagem: Freepik)

TJ/RJ autoriza levantamento de valores para dívida condominial de espólio.(Imagem: Freepik)

A relatora considerou que, mesmo se fosse verdade que alguns herdeiros possuíam a posse exclusiva, isso não seria suficiente para impedir o levantamento dos valores, visto que a manutenção do imóvel interessa a todos os herdeiros, beneficiando o acervo hereditário.

Além disso, destacou que o depósito judicial, no montante de R$ 643.083,33, seria suficiente para quitar os débitos condominiais e demais impostos, com possibilidade de compensação na partilha.

A decisão enfatizou que a alienação do imóvel em hasta pública poderia ser prejudicial a todos os herdeiros, pois a venda poderia ocorrer abaixo do valor de avaliação. O Tribunal considerou que autorizar o levantamento do valor para quitar o débito condominial atende melhor aos interesses de todos os herdeiros. Foram citados precedentes do próprio Tribunal que sustentam a necessidade de quitação dos débitos do espólio antes da partilha e a liberação de valores depositados judicialmente para pagamento de dívidas condominiais.

“Destarte, considerando todas as circunstâncias do caso em apreço, verifica-se que autorizar o levantamento do valor para quitação do débito condominial é a medida que melhor atende aos interesses de todos os herdeiros, devendo-se destacar, ainda, que não houve oposição da Fazenda Estadual ao pedido.”

Escritório Fabiano Mendes Advogados atuou no caso pela inventariante.

Leia o acórdão.

Fabiano Mendes Advogados

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...