MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Por vínculo familiar, aluna será transferida para faculdade de outro Estado
Educação

Por vínculo familiar, aluna será transferida para faculdade de outro Estado

Juiz Federal ressaltou a proteção do vínculo familiar e o direito à educação.

Da Redação

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Atualizado às 10:56

Estudante de medicina que reside em cidade catarinense consegue transferência para universidade na cidade da família, no Paraná. A liminar foi concedida pelo juiz Federal Lindomar de Sousa Coqueiro Junior, da 1ª vara de Guarapuava/PR, com base no direito à proteção familiar da aluna.

A aluna, dependente do pai, argumentou que a mudança recente da família para outro Estado, por razões profissionais, a forçaria a interromper seus estudos. Portanto, ela buscou a continuidade dos estudos na nova cidade onde a família reside. 

No entanto, o pedido foi negado pela instituição, que alegou que a estudante não residia com o parente no momento da solicitação.

 (Imagem: Freepik)

Para manter vínculo familiar, estudante de medicina garante matrícula em universidade de outro Estado.(Imagem: Freepik)

O juiz decidiu a favor da estudante, citando o direito à proteção familiar conforme a Constituição Federal. O magistrado ressaltou que, de acordo com o TRF da 4ª região, o direito à transferência deve ser garantido a estudantes dependentes. Ele determinou que a aluna deve ter a possibilidade de se matricular na nova instituição de ensino.

No entanto, o pedido da estudante para que todos os créditos obtidos na instituição de origem fossem aproveitados na nova universidade foi negado. O juiz explicou que, embora a probabilidade de direito e o risco de dano fossem evidentes, a questão do aproveitamento dos créditos envolvia a autonomia das universidades, o que não poderia ser decidido judicialmente.

Portanto, foi concedida uma liminar parcial para garantir a matrícula da estudante no curso de Medicina no Centro Universitário Campo Real, mas sem o aproveitamento dos créditos anteriores.

O Tribunal não divulgou o número do processo.

Informações: TRF-4.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA