MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Aluno será transferido para faculdade Federal por mudança no trabalho
Ensino

Aluno será transferido para faculdade Federal por mudança no trabalho

Magistrado considerou que a não transferência do aluno poderia resultar em prejuízo significativo à sua formação acadêmica.

Da Redação

sábado, 27 de janeiro de 2024

Atualizado às 10:55

Juiz Federal Rafael Branquinho, da vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Jataí/GO, em caráter liminar, concedeu autorização para a transferência de um soldado do Corpo de Bombeiros, matriculado no curso de medicina em uma instituição privada, para uma universidade pública. A decisão foi motivada pela mudança do local de trabalho do servidor, determinada pela Administração Pública.

O servidor estadual, lotado no 2º BBM de Aparecida de Goiânia, iniciou o curso de medicina em uma faculdade particular na cidade. No entanto, a mudança de seu local de trabalho para Jataí, onde não há faculdade particular com curso de medicina, levou o estudante recorrer à Justiça para evitar a interrupção de sua graduação, que já se encontra no 5º período.

Prejuízo inestimável

O magistrado considerou, na análise do pedido, que a recusa na transferência do curso colocaria o servidor em um dilema, forçando-o a escolher entre sua educação e seu trabalho. Destacou, ainda, que a jurisprudência do STJ e STF prevê exceções à obrigatoriedade de congeneridade entre as instituições de ensino em casos de transferência compulsória do servidor público por interesse da Administração Pública.

Além disso, o magistrado asseverou que o requisito de urgência foi fundamentado no risco iminente de prejuízo inestimável à formação acadêmica do estudante, especialmente no que diz respeito à continuidade de seus estudos.

"De igual sorte, o requisito da urgência (periculum in mora) reside no fato de que a parte poderá sofrer prejuízo inestimável na sua formação acadêmica, sobretudo em relação à continuidade de seus estudos e, dessa forma, terminar por privar o direito do(a) impetrante à educação."

Assim, o magistrado concedeu a medida liminar para viabilizar a transferência provisória da matrícula do estudante da faculdade particular para a UFJ - Universidade Federal de Jataí.

 (Imagem: Freepik)

Estudante de medicina será transferido de faculdade particular para Federal por mudança no trabalho.(Imagem: Freepik)

O advogado Henrique Rodrigues, do escritório Rodrigues & Aquino, que atua na defesa do estudante explicou que "a cidade para a qual ele foi transferido - Jataí - fica a mais de 300 km de distância da instituição de origem. Isso inviabilizaria a continuidade regular das suas atividades acadêmicas presenciais em Aparecida de Goiânia".

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...