MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Senado: Projeto pode facilitar investimentos em pequenas empresas
Legislação

Senado: Projeto pode facilitar investimentos em pequenas empresas

Proposta que permite captação de investimentos por micro e pequenas empresas sem perda de benefícios tributários está em análise no Senado.

Da Redação

sábado, 17 de agosto de 2024

Atualizado em 12 de agosto de 2024 14:17

Proposta em tramitação no Senado prevê que micro e pequenas empresas possam captar investimentos de outras entidades sem que isso resulte na perda dos benefícios associados ao seu regime especial de tributação.

 (Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado)

CAE analisará proposta que visa facilitar investimentos em micro e pequenas empresas.(Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado)

O PLP 74/24, atualmente sob análise na CAE - Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, foi proposto pela senadora Janaína Farias e conta com relatoria do senador Laércio Oliveira. O projeto propõe modificações na LC 123/06, também conhecida como estatuto nacional da microempresa e da empresa de pequeno porte.

A senadora enfatiza que a legislação incentiva micro e pequenas empresas pela diminuição da carga tributária e da simplificação dos processos burocráticos.

Também ressalta que, para evitar benefícios indevidos a empresas de maior porte, a lei proíbe que outras pessoas jurídicas realizem investimentos em companhias que estejam sob este regime especial de tributação.

No entanto, a parlamentar argumenta que essa restrição, "inadvertidamente, pode desencorajar investimentos relevantes nessas [micro e pequenas] empresas".

Janaína esclarece que sua proposta introduz exceção na legislação, permitindo, por período limitado, a participação de pessoas jurídicas em micro e pequenas empresas via "aumento do capital social correspondente ao investimento subscrito e totalmente integralizado".

Conforme o texto da proposta, "a microempresa ou empresa de pequeno porte somente será excluída do tratamento jurídico diferenciado previsto nesta Lei Complementar [123/2006], inclusive do regime de que trata o art. 12, a partir do mês de janeiro do segundo ano seguinte ao que ocorrer a primeira subscrição".

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...