MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça Eleitoral notifica Pablo Marçal por sorteio de boné em campanha
Propaganda ilícita

Justiça Eleitoral notifica Pablo Marçal por sorteio de boné em campanha

Juiz determinou a interrupção imediata da oferta do brinde e exigiu que o conteúdo seja removido das redes sociais no prazo de até 24 horas.

Da Redação

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Atualizado às 14:42

A Justiça Eleitoral de São Paulo notificou, na última sexta-feira, 9, o candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, por prática de propaganda eleitoral antecipada e ilícita. A decisão foi tomada pelo juiz Eleitoral Murillo D'Avila Vianna Cotrim, em resposta a um pedido formulado pelo PSB - Partido Socialista Brasileiro.

O motivo foi uma ação promocional realizada por Marçal, na qual ele ofereceu a seus seguidores nas redes sociais o boné que utilizou durante um debate na TV, prometendo sorteá-lo entre aqueles que marcassem três pessoas em sua publicação.

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

Postagem feita por Pablo Marçal nas redes sociais.(Imagem: Reprodução/Instagram)

O magistrado determinou a interrupção imediata da oferta do brinde e exigiu que o conteúdo fosse removido das redes sociais no prazo de até 24 horas, sob pena de aplicação de multa.

A decisão se baseou na caracterização da ação como entrega de brinde, o que é proibido pela legislação eleitoral.

O juiz também destacou que a estratégia de Marçal visava aumentar o engajamento e o alcance de público, aproveitando-se da rápida difusão proporcionada pelas redes sociais.

"No caso em questão, da análise das imagens e leitura da postagemrealizada pelo representado, constata-se o conteúdo 'marque 3 pessoas paravocê concorrer o boné do M', a evidenciar a caracterização de entrega de brinde. Presente também o requisito da urgência da medida, considerada aabrangência do veículo de mídia em questão, com rápida difusão a elevado número de pessoas, anotando-se a adoção de estratégia para aumento de engajamento e alcance de público."

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...